openSUSE Leap 15.3 lançado oficialmente com Xfce 4.16

Novidades para quem é fã e usa a distribuição Linux openSUSE. De acordo com o projeto que desenvolve o sistema operacional, o OpenSUSE Leap 15.3 foi lançado como a terceira parte da série gratuita openSUSE Leap 15, baseada na série comercial do sistema operacional SUSE Linux Enterprise 15 e vem com o novo Xfce 4.16.

Construído em cima de pacotes binários da versão SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 3 (SP3), o OpenSUSE Leap 15.3 é totalmente binário idêntico ao sistema operacional upstream, unificando conjuntos de recursos para tornar a experiência de migração perfeita do OpenSUSE Leap para o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) quase instantânea.

A versão Leap usa a fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), que dá ao sistema operacional um nível de estabilidade incomparável por outras distribuições Linux, e combina isso com desenvolvimentos comunitários para dar aos usuários, desenvolvedores e sysadmins a melhor experiência estável do Linux disponível, diz o anúncio da página oficial desta distribuição Linux.

openSUSE Leap 15.3 lançado oficialmente com Xfce 4.16

openSUSE Leap 15.3 lança versão beta

Os destaques do openSUSE Leap 15.3 incluem suporte para o mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16, que agora está disponível como opção no instalador ao lado dos desktops KDE Plasma 5.18 LTS e GNOME 3.34, bem como uma imagem ISO live autônoma. Além disso, esta é a primeira versão para substituir o gerenciador da janelas i3 pelo compositor Sway tiling Wayland.

Entre outras mudanças importantes, esta versão remove as tecnologias KDE 4 e Qt4, pois elas não são mais mantidas e foram completamente substituídas pelas mais novas séries KDE Plasma 5 e Qt 5, respectivamente, apresenta muitos pacotes de Inteligência Artificial (IA) como Grafana, ONNX, Prometheus, PyTorch e TensorFlow Lite. Do mesmo modo, é alimentado pelo kernel Linux 5.3.18 que é totalmente mantido pela SUSE.

Por outro lado, introduz suporte sonoro para computadores single board Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400, o premiado software GNU Health HMIS (Hospital Management Information System), HIS (Health Information System), EMR (Electronic Medical Record) e LIS (Laboratory Information System), bem como o software Pagure para configurar seu próprio servidor repositório Git.

Assim, o novo OpenSUSE Leap 15.3 pode ser baixado agora do site oficial como imagens ISO somente instaladas para sistemas DE 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM 64 bits), PowerPC 64-bits Little Endian (ppc64le) e IBM Z e LinuxONE (s390x), bem como imagens ao vivo com os ambientes de desktop GNOME, KDE Plasma ou Xfce, uma imagem de Resgate e imagens JeOS (Just Enough OS) para uso em máquinas virtuais KVM, XEN HVM, OpenStack, VMware e Hyper-V.

via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)