openSUSE Leap 15.2 é oficialmente lançado

openSUSE Leap 15.2 é oficialmente lançadoFinalmente, depois de alguma espera, o sistema operacional openSUSE Leap 15.2 é oficialmente lançado com várias novidades. O anúncio foi feito pelo Projeto openSUSE. Esta segunda grande atualização é baseada no SUSE Linux Enterprise 15 SP2. Na verdade, o openSUSE Leap 15.2 vem mais de um ano após o openSUSE Leap 15.1. Assim, chega para oferecer não apenas atualizações de software e correções de segurança, mas também novos aplicativos e tecnologias. Mais especificamente, ele traz novas e emocionantes tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL).
Entre eles, o Tensorflow, uma estrutura de aprendizado profundo usada por cientistas de dados para cálculos numéricos e gráficos de fluxo de dados, PyTorch, uma biblioteca de aprendizado de máquina, ONNX, um programa que fornece interoperabilidade no espaço de ferramentas de IA, bem como Grafana e Prometheus ferramentas para criar análises visuais interativas.
Além disso, o openSUSE Leap 15.2 é fornecido com um kernel Linux em tempo real que gerencia o tempo dos microprocessadores. Assim, garante a máxima eficiência dos eventos críticos. Além disso, existem várias novas tecnologias de contêiner presentes nesta versão, como Kubernetes, CRI e Cilium, que garantem o envio e a implantação eficientes de aplicativos em contêiner.
A versão 15.2 representa um grande avanço no espaço de Inteligência Artificial, disse Marco Varlese, desenvolvedor e membro do projeto. Estou muito animado que os usuários finais do openSUSE agora possam finalmente consumir estruturas e aplicativos de Machine Learning/Deep Learning por meio de nossos repositórios para desfrutar de um ecossistema estável e atualizado.

Veja mais alguns destaques do openSUSE Leap 15.2 que é oficialmente lançado

openSUSE Leap 15.2 é oficialmente lançado
Outros destaques desta versão incluem melhorias na ferramenta de configuração do YaST para oferecer suporte à nova estrutura que divide a configuração do sistema entre os diretórios /usr/etc e /etc, um instalador muito aprimorado que agora oferece melhor gerenciamento de dispositivos de armazenamento para Raspberry Pi, bem como instalações autônomas aprimoradas com o AutoYaST.
Em termos de software, o openSUSE Leap 15.2 é fornecido com o kernel Linux 5.3.18, GNU Compiler Collection (GCC) 9, systemd 234, PHP 7.4.6, Qt 5.12 LTS, CUPS 2.2.7 e Mozilla Thunderbird 68.5.0. Da mesma forma, vem com KDE Applications 20.04.2, KDE Frameworks 5.68.0, Mozilla Firefox 68.5.0 ESR, GNU Health 3.6.4 (com recursos de rastreamento pandêmico COVID-19), OnionShare 2.2, VLC 3.0.7, Syncthing 1.3.4, Sway 1.4. Completam a lista os ambientes de trabalho Xfce 4.14, GNOME 3.34 e KDE Plasma 5.18 LTS.
O openSUSE Leap 15.2 está disponível para download no site oficial. Ele vem nas arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM (AArch64 e ARMv7) e PowerPC (ppc64le). Os usuários existentes do openSUSE Leap 15.1 poderão atualizar para a nova versão nos próximos seis meses. O openSUSE Leap 15.2 será suportado pelos próximos 18 meses.

Veja também:

openSUSE Leap 15.2 será lançado em julho

Plataforma de machine learning de código aberto Kubeflow chega à versão 1.0

 

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!