O que esperar do novo Fedora Linux 35

A distribuição Linux Fedora é uma das mais populares entre os usuários. Ela é desenvolvida pela comunidade e conta com o apoio da empresa Red Hat. Assim, garante um excelente suporte e que estaremos sempre na vanguarda em termos de atualizações e patches. Embora sua área de trabalho padrão seja GNOME, podemos encontrar sabores com outras áreas de trabalho pré-configuradas graças aos seus Spins. Como qualquer outro sistema, esta distribuição Linux está em constante evolução, adicionando novas funções e recursos. E, como parte dessa evolução, está chegando ainda neste ano o novo Fedora 35.

A comunidade está trabalhando há muito tempo no que será a nova versão dessa distribuição Linux e ela chegará aos nossos computadores em breve. E, embora não seja uma atualização revolucionária, vamos encontrar várias melhorias e novidades que veremos em detalhes a seguir.

O que esperar do novo Fedora Linux 35

O que esperar do novo Fedora Linux 35Imagem: Reddit

Uma das principais novidades que devemos destacar nesta versão é que ela virá com o novo desktop GNOME 41 instalado por padrão. Já vimos a revolução que este desktop representa, sendo uma mistura entre o Windows 11 e o macOS, e levando a aparência dos desktops Linux a um novo nível. Entre outros novos recursos, o que o novo GNOME 41 trará para o Fedora 35 é:

Ele terá bibliotecas libadwaita, o que nos permitirá ter efeitos de interface interessantes e facilmente portar as extensões GTK4.Os programas padrão do GNOME foram completamente renovados.Acesso rápido aos perfis de energia do sistema.Novo painel multitarefa.Muitas melhorias e correções, tanto em qualidade quanto estabilidade, desde o GNOME 40.

Esta nova versão do Linux também incluirá por padrão o PHP 8.0 , o gerenciador de sessão PipeWire , e elimina completamente as dependências do Python 3.5, que estão sem suporte há um ano. Muitos dos pacotes instalados por padrão (como Python, gcc, Perl, Node.js e RPM) também foram atualizados para suas versões mais recentes.

Por fim, os vários Fedora Spins incluirão as versões mais recentes dos desktops, como:

GNOME 41KDE Plasma 5.23Xfce 4.16LXQT 0,17MATTE 1.24

O kernel do Linux também será atualizado para sua última versão para poder desfrutar de todas as melhorias e novidades que foram incluídas desde a chegada do Fedora 34 até o momento.

Como baixar o Fedora Linux

No momento, o desenvolvimento do novo Fedora 35 está chegando aos estágios finais, mas ainda não está completo. Se tudo correr bem, esta nova versão chegará a todos os usuários no dia 19 de outubro de 2021, embora na próxima semana possamos receber o primeiro beta para ter um primeiro contato com ela.

Se não quisermos esperar o lançamento da versão beta final, podemos baixar a ISO de desenvolvimento a partir do seguinte link. Assim, isso nos permitirá ter um primeiro contato com as novidades do Fedora 35 e seu desktop GNOME 41. Também podemos encontrar as imagens ISO dos diferentes Spins, e até de outras edições como Kinoite, Silverblue, Cloud ou Container.

Via Softzone

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.