O Google pode ter escondido as configurações de privacidade no Android

O Google fez uma série de anúncios relacionados à privacidade no Google I/O no início deste mês, como um novo painel de privacidade no Android e a capacidade de disparo rápido para excluir os últimos 15 minutos de sua atividade de navegação na web. Mas documentos judiciais recentemente desenterrados revelaram que o Google realmente tornou mais difícil para os usuários do Android encontrar configurações de privacidade populares. O Google pode ter econdido as configurações de privacidade no Android.

Documentos judiciais não editados apresentados pelo Procurador-Geral do Arizona contra o Google, mostram que a empresa supostamente testou versões do Android que tornavam as configurações de privacidade mais fáceis de encontrar. Quando os usuários começaram a tirar proveito dessas configurações mais fáceis de encontrar, o Google supostamente viu isso como um “problema” e enterrou essas configurações de privacidade mais profundamente no menu de configurações da plataforma.

o-google-pode-ter-escondido-as-configuracoes-de-privacidade-no-androidImagem: IT Forum

Documentos revelam que as configurações de privacidade foram escondidas pelo Google

De acordo com os documentos judiciais descobertos, o Google removeu a alternância de localização de seu menu de configurações rápidas nos telefones Pixel. O pessoal do Android Authority, ao usar um Pixel 4 rodando o Android 12 beta descobriu que ele não mostra a alternância de localização. No entanto, identificaram a alternância presente em um Pixel 3XL e um Pixel 4a (rodando Android 11 e Android 12 beta, respectivamente).

Os documentos também alegam que o Google coletou dados de localização mesmo quando os usuários desativaram essas configurações e que isso pressionou OEMs do Android, como a LG e outros, a ocultar configurações de privacidade populares porque as pessoas as usavam.

Acredita-se que o Google pressionou a LG para mover o “alternar localização” para uma segunda página (presumivelmente a segunda página no menu de configurações rápidas). Mais uma vez, a verificação de um T-Mobile LG V60 realmente revela que a alternância de localização está na segunda página do menu de configurações rápidas. Mas se for algo parecido com os smartphones Pixel do Google, o posicionamento do botão de alternância também pode variar.

Os aparentes movimentos de privacidade do Google também foram vistos de forma negativa por alguns funcionários, de acordo com os documentos. Pelo menos um funcionário aparentemente lamentou o fato de que um usuário não pode obter sua própria localização sem também fornecer essa informação ao Google.

“Portanto, não há como fornecer a um aplicativo de terceiros sua localização e não o Google?” um funcionário foi citado como dizendo nos documentos. “Isso não parece algo que gostaríamos de ver na primeira página do (New York Times ).”

Via: AndroidAuthority

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.