O Google permitirá que você desative o rastreamento de aplicativos

Com o iOS 14.5, a Apple introduziu a opção de cancelar o rastreamento relacionado a anúncios, com a qual algumas empresas como o Facebook geralmente discordam. No entanto, ainda aconteceu, apesar do Facebook e de outras empresas temerem que isso prejudique seus negócios de publicidade, por exemplo. E agora, o Bloomberg relata que o Google tem um recurso semelhante planejado para telefones Android também. O Google permitirá que você desative o rastreamento de aplicativos.

o-google-permitira-que-voce-desative-o-rastreamento-de-aplicativosImagem: 9to5Google

O Google permitirá que você desative o rastreamento completamente em seu telefone Android

A abordagem do Google difere da Apple no que diz respeito a como você pode desabilitar o rastreamento relacionado a anúncios. No iPhone, executando o iOS 14.5 ou superior, você pode usar o botão “Pedir ao aplicativo para não rastrear” para aplicativos específicos que você não deseja rastrear os lugares que você visita online.

O Google terá um botão que permitirá que você desative o rastreamento completamente. Você não verá um pop-up para cada aplicativo individual, nem terá controle sobre aplicativos individuais, mas poderá cancelar completamente todo o rastreamento para todos os aplicativos do seu telefone.

Quando o Google começará a implementação do recurso?

Esta opção virá como parte da atualização do Google Play Services no final de 2021. Na verdade, consistirá na remoção do ID de publicidade para usuários que optaram por não participar, de modo que os anunciantes não possam usá-lo para enviar anúncios personalizados, por exemplo, o que é uma excelente saída para quem não gosta desses anúncios.

Rumores apontavam que o Google estava hesitante em trazer esse recurso de desativação do rastreamento para telefones Android. Isso devido aos resultados que poderia trazer para seu próprio negócio de publicidade. No entanto, agora o Google parece ter decidido seguir o exemplo da Apple. Talvez, a empresa tenha achado uma brecha para disponibilizar o recurso, sem afetar os seus negócios, pelo menos não em sua totalidade.

Ainda este ano, a nova mudança será implementada em fases com uma atualização do Google Play Services, e os dispositivos Android 12 com suporte para o Google Play poderão se beneficiar dela no início de 2022. Ou seja, não está tão distante o momento em que você poderá decidir pelo não rastreamento em seu telefone Android.

Permitir que o usuário decida se ele quer ou não ser rastreado, é algo bem importante nos dias atuais. As pessoas tem cada vez mais procurado maneiras de aumentarem sua privacidade e segurança ao acessarem a web dos seus dispositivos, por exemplo. Seguindo o caminho da Apple, mesmo que de forma um pouco diferente, o Google atende às necessidades dos seus usuários.

Via: PhoneArena

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.