O Google Chrome agora avisa sobre extensões de desenvolvedores não confiáveis

O Google adicionou novos recursos de proteção para usuários do Enhanced Safe Browsing no Chrome, avisando-os ao instalar extensões não confiáveis e permitindo que solicitem verificações mais detalhadas dos arquivos baixados.

O recurso Navegação segura, disponível no Google Chrome desde 2007, avisa sobre eventos perigosos ao visitar sites maliciosos, verificando URLs em uma lista de sites não seguros armazenados no Chrome. O Enhanced Safe Browsing , disponível para usuários do Chrome desde maio de 2020, aumenta significativamente a proteção contra sites, downloads e extensões perigosos, adicionando salvaguardas proativas e avisos sobre violações de senha.

o-google-chrome-agora-avisa-sobre-extensoes-de-desenvolvedores-nao-confiaveisImagem: RockContent

Sinalização de extensões não confiáveis do Chrome

A partir do Google Chrome 91, lançado no mês passado, um novo recurso Enhanced Safe Browsing está sendo lançado para todos os usuários para alertá-los se estiverem instalando uma extensão feita por um desenvolvedor não confiável. “O Enhanced Safe Browsing agora oferece proteção adicional quando você instala uma nova extensão da Chrome Web Store”, disse o Google.

“Uma caixa de diálogo informará se uma extensão que você está prestes a instalar não faz parte da lista de extensões confiáveis pela Navegação segura avançada. Todas as extensões criadas por um desenvolvedor que segue as Políticas do programa para desenvolvedores da Chrome Web Store serão consideradas confiáveis pela Navegação segura aprimorada.” Novos desenvolvedores terão que construir confiança ao longo de pelo menos alguns meses até que sejam adicionados à lista de navegadores confiáveis do Enhanced Safe Browsing.

Até então, as extensões publicadas na Chrome Web Store serão sinalizadas como não confiáveis, e o Chrome notificará os usuários sobre quais dados as extensões podem acessar. Embora comecem como não confiáveis, mesmo sendo extensões compatíveis com as Políticas do Programa para Desenvolvedores da Chrome Web Store do Google, todos alcançarão o status de confiável de acordo com o Google.

No momento, quase 75% de todas as extensões do Chrome Web St são marcadas como confiáveis, e esse número aumenta à medida que mais e mais desenvolvedores se tornam confiáveis.

Proteção aprimorada

O Enhanced Safe Browsing também foi atualizado na versão mais recente do Google Chrome para fornecer proteção ainda melhor contra arquivos perigosos baixados de sites potencialmente maliciosos. Quando um arquivo baixado é marcado como não seguro, os usuários agora têm a opção de solicitar uma análise mais aprofundada do Navegação segura do Google.

“Depois de uma curta espera, se o Navegação segura determinar que o arquivo não é seguro, o Chrome exibirá um aviso. Como sempre, você pode ignorar o aviso e abrir o arquivo sem fazer a varredura”, disse o Google. “Se você optar por enviar o arquivo, o Chrome irá carregá-lo para o Google Safe Browsing, que irá digitalizá-lo usando seus classificadores de análise estática e dinâmica em tempo real.

Via: BleepingComputer

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.