NVIDIA anuncia Omniverse Open Beta para que designers colaborem em tempo real

NVIDIA anuncia NVIDIA DGX SuperPODs prontos para uso, oferecidos pela rede global de parceiros certificadosDezenas de milhões de designers, arquitetos e outros profissionais de criação poderão colaborar em tempo real, seja na empresa ou remotamente, com a plataforma NVIDIA Omniverse™, que inicia um programa de versões Beta abertas, disponível para download no final de 2020.
Um ambiente que reúne as inovações da NVIDIA em gráficos, simulação e Inteligência Artificial, Omniverse é a primeira plataforma do mundo de simulação 3D e colaboração baseada na NVIDIA RTX™ que mistura os mundos físico e virtual para simular a realidade em tempo real e com detalhes fotorrealistas.
Com a plataforma, equipes remotas podem colaborar simultaneamente em projetos, como arquitetos com interações no design 3D de uma construção, animadores com cenas 3D e engenheiros trabalhando em veículos autônomos, com a facilidade da edição em grupo de um projeto gráfico on-line.

NVIDIA anuncia Omniverse Open Beta para que designers colaborem em tempo real

NVIDIA anuncia NVIDIA DGX SuperPODs prontos para uso, oferecidos pela rede global de parceiros certificados
A versão beta aberta do Omniverse segue um programa de acesso antecipado de um ano no qual Ericsson, Foster + Partners, ILM, e mais de 40 outras empresas – e cerca de 400 profissionais de criação e desenvolvedores individuais – avaliaram a plataforma e forneceram feedback para a equipe de engenharia da NVIDIA.
“Os mundos físico e virtual vão convergir cada vez mais”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, que revelou a versão Beta aberta no keynote digital de abertura da GPU Technology Conference. “O Omniverse oferece a equipes de profissionais de criação espalhados ao redor do mundo, ou que estão apenas trabalhando em casa, a capacidade de colaborar em um único design com a facilidade da edição de um documento. É como o início do Holodeck de Star Trek, só que finalmente concretizado.” 
O Omniverse é baseado em um padrão adotado da Pixar, o Universal Scene Description (USD), principal formato para o intercâmbio entre aplicações 3D. A plataforma também usa as tecnologias da NVIDIA, como renderização fotorrealista em tempo real, física, materiais e fluxos de trabalho interativos entre os principais produtos de software 3D do setor.
Com o Omniverse, é possível realizar colaborações e simulações, atividades fundamentais para clientes que trabalham nos setores automotivo, de robótica, arquitetura, engenharia e construção, manufatura, mídia e entretenimento.
NVIDIA anuncia NVIDIA DGX SuperPODs prontos para uso, oferecidos pela rede global de parceiros certificados
“Já colaboramos com a NVIDIA há um bom tempo e melhoramos nossos fluxos de produção com as GPUs da empresa”, afirma Steve May, CTO da Pixar. “Além disso, com a adoção do Universal Scene Description da Pixar no Omniverse, essa colaboração só se fortaleceu. Juntos, nós temos o compromisso de promover o avanço da última geração de computação gráfica”.
“Omniverse representa a plataforma do futuro para todos os aspectos da produção virtual”, diz Bill Warner, fundador da Avid Technology e presidente da Lightcraft Technology. “Estivemos avaliando ativamente esta plataforma da NVIDIA e tomamos a decisão de basear toda a nossa linha de produtos nesta incrível nova tecnologia”.

Líderes globais recorrem à Omniverse para colaborar

A Industrial Light & Magic, uma empresa da Lucasfilm e líder mundial em efeitos visuais para filmes e programas de televisão, destaca a importância de poder melhorar os canais do processo criativo e de animação.
Outros parceiros que adotaram NVIDIA Omniverse com antecedência são os principais escritórios de design e engenharia arquitetônica e empresas de telecomunicações:

Foster + Partners, escritório premiado de design e engenharia arquitetônica do Reino Unido, tem usado o Omniverse para agilizar os fluxos de troca de dados e os processos de design colaborativo.
Woods Bagot, empresa mundial de arquitetura e consultoria, tem usado a plataforma Omniverse para ter um fluxo de nuvem híbrida para o design de modelos complexos e visualizações de edifícios.
Ericsson, uma empresa líder em telecomunicações, tem usado o Omniverse para simular e visualizar a propagação do sinal de sua implantação de rede 5G usando modelos de cidades do mundo real.

Suporte aos parceiros de software

O Omniverse recebe apoio de muitos dos principais líderes de software, como Adobe, Autodesk, Bentley Systems, Robert McNeel & Associates, e SideFX. A Blender está firmando uma parceria com a NVIDIA para adicionar os recursos do USD e garantir a integração do Omniverse ao software da empresa. Ela também está colaborando com outros fornecedores de software líderes para que todos os profissionais e designers possam ter acesso aos recursos de colaboração do Omniverse com o software de sua preferência.
A Autodesk está otimista quanto à reação dos milhões de usuários ao redor do mundo sobre o uso do Omniverse.
A lista completa de parceiros de software está disponível em nvidia.com/omniverse.

Pixar USD: Base para a troca entre softwares 3D

O USD oferece um método e um formato unificados para compartilhar a maioria dos aspectos de uma cena 3D, mantendo os dados específicos da aplicação, ao contrário da maioria dos fluxos de exportação/importação. Com a estrutura, é possível garantir que apenas as modificações sejam replicadas, possibilitando a edição de objetos, ambientes e outros elementos do design na cena colaborativa para que sejam comunicados entre as aplicações de modo eficiente sem prejudicar a integridade geral.

Como adquirir o Omniverse

Inscreva-se no programa da versão Beta aberta do Omniverse em nvidia.com/omniverse. Ele estará disponível para download no final de 2020.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)