Novo padrão Thunderbolt 4 estreará em computadores com processadores Intel Tiger Lake ainda este ano

Novo padrão Thunderbolt 4 estreará em computadores com processadores Intel Tiger Lake ainda este anoA Intel anunciou a especificação do novo padrão Thunderbolt 4 com uma série de melhorias. O novo padrão oferecerá uma velocidade de até 40 Gbps. Como esperado, o Thunderbolt 4 é compatível com USB4 e será lançado com os próximos processadores móveis Tiger Lake da Intel.
Além disso, o novo protocolo é compatível com versões anteriores de todos os dispositivos e acessórios Thunderbolt 3 e USB 3.1 (ou superior). A Intel diz que o Thunderbolt 4 suportará até dois monitores 4K ou um monitor 8K a 60 Hz. O Thunderbolt 4 requer 32 Gbps de largura de banda PCIe para fazer sua mágica e permitir velocidades de armazenamento externo de até 3.000 MB por segundo.

Novo padrão Thunderbolt 4 estreará em computadores com processadores Intel Tiger Lake

Os docks Thunderbolt 4 suportam até quatro portas em um formato menor, e a Intel diz que os hosts precisarão suportar o despertar do modo de suspensão quando um dispositivo estiver conectado ao dock. Além disso, esses sistemas serão necessários para suportar o carregamento em pelo menos uma porta, o que deve colocar o prego final no caixão para carregadores do tipo barril em novos laptops.
Novo padrão Thunderbolt 4 estreará em computadores com processadores Intel Tiger Lake ainda este anoImagem: Intel.
Quando você compra um cabo Thunderbolt 4, há apenas um flavor, em vez da confusão de vários padrões USB que usam a mesma interface USB-C. Existem três comprimentos de cabo padrão: 0,2 m, 0,8 m e 2 m. No próximo ano, poderemos comprar cabos Thunderbolt 4 de 5 a 50 metros de comprimento!
A segurança também foi aprimorada com suporte para acesso direto à memória baseado em VT-d. O movimento ocorre depois que especialistas da comunidade de segurança mostraram como seria fácil explorar o protocolo e obter acesso total aos dados do usuário em quase qualquer PC com portas Thunderbolt 3.
Por fim, será interessante ver se a Microsoft eventualmente adicionará o Thunderbolt em seus produtos Surface. Além disso, com a Apple movendo sua linha de Macs para o ARM, parece que o Thunderbolt 4 pode ter uma adoção bastante limitada.
Fonte: Tech Spot

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.