Nokia e CPQD fecham parceria em Open RAN

A Nokia anunciou hoje, 11, parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) do Brasil para desenvolver aplicativos e soluções de Open RAN (O-RAN) para controle inteligente de redes de acesso (Radio Intelligent Controller, RIC).

A parceria terá por foco o desenvolvimento de casos de uso em 5G, como acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access, FWA), cidades inteligentes, Internet das Coisas para Indústria 4.0 e redes de missão crítica, customizados para o mercado brasileiro e em colaboração com as operadoras móveis clientes da Nokia no Brasil.

O objetivo é criar casos de uso inovadores para a borda da rede a partir da solução da Service Enablement Platform (SEP), da empresa finlandesa. A solução SEP é executada no data center e pode compartilhar infraestrutura com Cloud RAN ou com outras funções virtualizadas de rede, por usar recursos abertos de API.

RIC é uma tecnologia virtualizada de otimização em 5G que torna possível o desenvolvimento de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, bem como novos serviços. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.