Nitrux 1.4.1 lançado com Monitor de Sistema de Plasma e Heroic Games Launcher

A distribuição Nitrux é uma das que trazem mais novidades todos os meses. Neste sentido, o desenvolveedor Uri Herrera anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 1.4.1. Este é o primeiro lançamento de ponto ISO na última série 1.4 estável desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian focada no ambiente de trabalho do KDE. Assim, o Nitrux 1.4.1 acaba de ser lançado com Monitor de Sistema de Plasma e Heroic Games Launcher, além de outros recursos.

O ciclo de lançamento mensal continua, e o Nitrux 1.4.1 está aqui como o lançamento ISO para maio de 2021. Então, a distribuição Linux adiciona os aplicativos KDE mais recentes e o ambiente de desktop Plasma. Além disso, você pode encontrar KDE Plasma 5.21.5, KDE Gear 21.04.1 , bem como KDE Frameworks 5.82.0.

Por outro lado, o ambiente KDE Plasma foi enriquecido com um novo aplicativo, chamado Plasma System Monitor, que substitui o antigo aplicativo de monitor de sistema KSysGuard (KDE System Guard). Além disso, a visão geral do Parachute e o plasma-hud foram atualizados para tornar seu fluxo de trabalho mais produtivo.

Nitrux 1.4.1 lançado com Monitor de Sistema de Plasma e Heroic Games Launcher

Nitrux 1.4.1 lançado com Monitor de Sistema de Plasma e Heroic Games Launcher

Dois novos aplicativos surgiram neste novo lançamento do Nitrux, como Heroic Games Launcher para lançar jogos da Epic Games Store, bem como Pacstall, um utilitário de linha de comando para ajudá-lo a instalar ainda mais aplicativos que não estão disponíveis como pacotes DEB para distros baseadas em Debian.

Além disso, o Nitrux 1.4.1 vem com o pacote de escritório LibreOffice 7.1.3 mais recente, navegador da web Mozilla Firefox 88.0.1, editor de gráficos vetoriais Inkscape 1.1, editor de vídeo Kdenlive 21.04.1 e kernel Linux 5.10.35 LTS como kernel padrão.

Por outro lado, o Nitrux suporta o Linux 5.4 LTS e a série de kernel Linux 5.12 mais recente, que foi atualizado para Linux 5.4.122 e Linux 5.12.7. Eles podem ser instalados a partir dos repositórios da distro.

Por último, este lançamento remove o MirBSD Korn Shell (mksh) da distribuição e altera o link de /bin/sh para apontar para o GNU Bash shell, pois causou problemas com vários pacotes upstream. A tela de login do SDDM também foi atualizada para fazer com que o botão de login funcione corretamente.

Você pode baixar o Nitrux 1.4.1 agora mesmo do site oficial ou usando o link de download direto abaixo. Lembre-se de que se estiver usando o Nitrux 1.4 ou uma versão anterior, você não precisa baixar a nova imagem ISO. Para isso, apenas certifique-se de ter todas as atualizações mais recentes instaladas em seu computador.

Baixe o Nitrux 1.4.1

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.