Neste fim de semana tem a primeira edição do Concurso Falcons DX!


Por Alisson, PR7GA

[Matéria publicada originalmente no QTC da LABRE Nacional de Outubro de 2021.]

Conforme publicamos no último QTC, vem aí a primeira edição do Concurso Falcons DX. Acesse o regulamento completo em https://falconsdx.com/contests/contest-falcons-2021-regulamento/

O novo conteste promete agitar as bandas de 160 a 10 metros em todo o Brasil, no início do próximo mês, contando com prêmios para todas as classes. Vejamos, segundo o próprio grupo organizador, como se deu a história do grupo e da ideia de criar um conteste próprio:

Nossa história começou em 2016 quando os amigos PP5IP (Lessa) e PU5DUD (Renato), se conheceram, e com a afinidade em fazer DX. Em nossa caminhada sugiram outros amigos, PU5EAZ (Emerson) e PU5CPM (Celio), os quais tiveram a ideia de montar uma equipe para fazer DX e trocas de QSO`S. Para isto, decidiram então revitalizar uma antiga e abandonada sede do PX CLUBE de BLUMENAU. Na sequência veio a solicitação de um indicativo especial para fazer o primeiro contest nacional juntos. Logo outros colegas chegaram, como o PP5ASC, PU5DRT e PP5ZW que nos ajudaram na confecção de antenas para esse contest. O resultado foi um belo 3º lugar no concurso.

O tempo passou, o grupo foi aumentando e se fortalecendo, e daí surgiu a ideia de abrir o grupo para todo o Brasil e mundo. Daí para frente, o grupo passaria a chamar-se FALCONS DX GROUP BRASIL, atraindo Radioamadores de todas as classes, de todas as profissões e de vários estados do Brasil, e outros países como Grécia, Portugal, Paraguai, Argentina passaram a fazer parte do grupo. Surgiu ainda o FALCONS DX GROUP 11 METROS, quem vem fazendo muitos contatos com vários países na banda dos 11 metros. (fonte: https://falconsdx.com)

Neste ímpeto despretensioso, o grupo decidiu criar um conteste a nível nacional, surgindo assim o FALCONS CONTEST. Com a chegada de mais um integrante, o PU5ALK, o Anderson, que é programador, surgiu a ideia de criar um software para apuração online e em tempo real dos resultados do conteste, algo até então inédito. A ideia é de que, ao enviar o seu LOG, o radioamador já visualize, logo após o upload, o resultado provisório com a colocação do participante, incluindo se há algum erro no seu registro, tudo em nome da transparência e da agilidade. Por este motivo, o prazo para envio é de apenas três dias após o fim do certame. 



O resultado final do concurso será divulgado até o dia 25/11, segundo o regulamento, o qual pode ser conferido em https://falconsdx.com/contests/contest-falcons-2021-regulamento/. Porém o grupo espera divulgar este resultado bem antes, precisamente no domingo seguinte ao término do concurso, apenas sete dias após sua realização!

Para esta primeira edição, a operação foi restrita à fonia, sem muita variação nas subcategorias, com o intuito de consolidar o concurso. Posteriormente, o grupo irá incrementar as opções, trazendo muitas outras possibilidades para os competidores.

O concurso oferecerá premiação segmentada por classes (uma para classes A/B e outra para a classe C), consistindo de troféus para os primeiros colocados e medalhas para o segundo e terceiro lugares em cada categoria. Todos os participantes, porém, também receberão um certificado em PDF. Para maiores informações, acesse o site do Grupo Falcons DX em https://falconsdx.com. 



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
(Excelente website de notícias! Recomendo!)