Neste fim de semana, começa o CVA 2020!

Por Alisson, PR7GA

O Concurso Verde e Amarelo ou CVA, é o mais tradicional concurso de radioamadorismo da história brasileira. Criado há mais de 50 anos, é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil. Este ano, acontecerá a 61ª edição do concurso, o que demonstra a sua tradição e demonstração de proficiência ao longo de todos esses anos. O CVA DX Conteste é sempre realizado no terceiro final de semana de agosto na modalidade CW e no quarto final de semana de Agosto na modalidade SSB.
O CVA foi incorporado às comemorações da Semana do Soldado por um Aviso Ministerial em 16 de junho de 1972, e tem como objetivos promover o congraçamento entre radioamadores e agremiações radioamadorísticas – civis e militares de todo o mundo – e entrosar radioamadores nas atividades comemorativas da Semana do Soldado, divulgando os eventos referentes ao dia 25 de agosto e a imagem do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro através da Escola de Comunicações incentiva a prática do radioamadorismo e vê a importância do radioamadorismo no desenvolvimento do país. E ao longo de mais de meio século de contestes, demonstra o carinho e entusiasmo que o Brasil tem com o CVA. Antes restrito a estações brasileiras, a partir de 2011 o CVA abriu as portas para as estações estrangeiras e desde então o CVA DX vem alcançando espaço no cenário internacional, mostrando ao Brasil e ao mundo a força do radioamadorismo em nosso país.

O CVA 2020 começa na modalidade CW no sábado dia 15/08 às 21h UTC (18h Brasília) e vai até o domingo dia 16/08 também às 21h UTC (18h Brasília). Em seguida, a festa em SSB começa no fim de semana seguinte, seguindo o mesmo QTR. Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros ou estrangeiros nas bandas de 80m, 40, 20m, 15m, e 10m, respeitando obviamente as restrições de bandas e modos para cada classe, A, B ou C. O regulamento completo pode ser visto no site oficial do conteste no endereço: http://www.cvadx.org/

Normalmente, as subfaixas de CW e fonia ficam totalmente ocupadas por estações neste saudável, divertido e emocionante certame. A ECRA deseja boa sorte a todos os participantes.

Viva o radioamadorismo!!!!

FONTE: Blog QTC da ECRA
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.