Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas aos dois sistemas

Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemasMuito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemasAinda repercute a grande bomba dos últimos dias de que o CentOS 8 vai acabar no próximo ano e o CentOS se concentrará no “CentOS Stream” como o upstream para o RHEL. Assim, começam a surgir alternativas ao sistema. Este é o caso do Rocky Linux, distribuição que ainda está dando seus passos iniciais. No entanto, que tal experimentar outra opção que já esteja no mercado? E a Oracle espera que pelo menos alguns desses usuários frustrados do CentOS façam a transição para o Oracle Linux. Então, vamos dar uma olhada para o que está além do CentOS e RHEL.
O Oracle Linux tem rastreado o RHEL upstream e com seu Red Hat Compatible Kernel está muito próximo do RHEL/CentOS básico. A Oracle oferece serviços de suporte em torno do Oracle Linux, porém, a distribuição em si está disponível para download gratuito. Ultimamente, o Oracle Linux é mais rápido quando o assunto é ter uma versão mais atual do RHEL. Portanto, chega a superar o próprio CentOS. Por isso, vale a pena mencionar o Oracle Linux como uma alternativa.

Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemas

Na tentativa de cortejar os usuários do CentOS em busca de alternativas, há um post no blog da Oracle dando as boas-vindas a quem deseja esta distribuição Linux. As razões que eles apresentam para considerar o Oracle Linux são, entre outras coisas:

a gratuidade da distribuição  para baixar/usar/distribuir;
trate-se de um projeto que existe desde 2006;
é compatível e aprimorado, e projetado para todas as atividades em x86 e ARM.

Quanto aos aprimoramentos do Oracle Linux, o destaque é principalmente em torno do Unbreakable Enterprise Kernel que também rastreia uma série estável mais recente (atualmente, Linux 5.4) em comparação com o RHEL.Se você está pensando em dar uma chance, encontrará mais detalhes podem ser encontrados no blog do Oracle Linux.

Outras opções ao CentOS

Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemas
Enquanto isso, esta semana trouxe o anúncio do Rocky Linux e outras iniciativas que querem preencher o vazio deixado pelo CentOS que passa a existir apenas na versão Stream. Sendo assim, é esperar para ver como essas outras opções da comunidade vão se sair no próximo ano. Também há uma expectativa de que a Red Hat apresentará uma assinatura de autoatendimento de preço mais baixo para ajudar a atender aos usuários do CentOS. No entanto, por enquanto, eles não fizeram nenhum anúncio.

Senta que lá vem história

Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemas
Seis anos atrás, a comunidade CentOS concordou em receber o apoio da RedHat, colocando a marca e o futuro da distribuição em suas mãos e incentivando seus desenvolvedores a aumentar o quadro de funcionários da empresa. Em troca, a Red Hat teve que proteger a natureza do projeto.
Contudo, agora, apenas um ano após a aquisição da Red Hat pela IBM, essa promessa foi quebrada. Isso sem falar na promessa de manter o suporte de cada versão do CentOS por 10 anos. Neste caso, outra promessa descumprida, já que o CentOS 8 termina seu suporte em 2021.
Diante dessa situação, a comunidade de usuários do CentOS deu uma olhada, em busca de alternativas. Outra grande distribuição de clones do RHEL, o Scientific Linux acabou há um ano e meio em favor do CentOS. Também é tem como base o RHEL Oracle Linux.
Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemas
O desenvolvedor britânico Hayden Young, que acabou de assumir a função de Web/DNS Manager para o Rocky Linux, explica que ainda não há uma data oficial de lançamento por enquanto. Ele crê que dentro de um ano estaremos com a nova distribuição estável:
Uma visão otimista [seria capaz de fazer isso] do meio ao fim do primeiro trimestre do próximo ano, e uma visão pessimista [seria colocá-lo] mais perto de meados de 2021. Mas em qualquer caso, teremos algo pronto muito antes do final de 2021.

CloudLinux também tem algo a dizer

Anunciando RHEL Fork de código aberto e orientado pela comunidade da CloudLinux
Esta é outra alternativa que se apresenta ao CentOS. Da mesma forma, é uma distribuição com base em RHEL e muito valorizada na área de servidores.
No entanto, ao contrário do Scientific Linux, Oracle Linux e, eventualmente, Rocky Linux, o CloudLinux não é apenas um clone do RHEL. A distribuição, assim, introduz mudanças para otimizar o sistema e fornecer hospedagem compartilhada.
Muito além do CentOS e RHEL: conheça alternativas viáveis aos dois sistemas
Isso não impediu os responsáveis por esta distribuição de anunciarem a criação de uma nova distribuição paralela comunitária e gratuita que se adapta ao esquema até agora seguido pelo CentOS, aproveitando o fato de já possuírem “toda a infraestrutura, software e experiência necessários”. O lançamento estável deve acontecer até março do ano que vem. Portanto, são estas as alternativas ao CentOS e RHEL.

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.