Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrão

Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrãoParece que o Mozilla Firefox em breve habilitará o suporte para AVIF como formato de imagem baseado na codificação de vídeo AV1. O navegador vai fazer isso com pelo menos um ano de atraso em relação ao Chrome. O Google adicionou suporte para AVIF para Chrome e Chromium no início deste ano e chegou definitivamente com o Chrome 85. Outros setores também adotaram as imagens AVIF, até mesmo empresas como a Microsoft com o Windows. Agora, portanto, em uma próxima versão do Firefox, o suporte a imagens AVIF também estará presente.
AVIF é o formato de imagem baseado no esquema de codificação AV1 e usando o formato de arquivo HEIF (High Efficiency Image File Format). O formato AVIF é capaz de compactação com e sem perdas, HDR, sequências de imagens animadas e outros recursos. O AVIF 1.0 foi finalizado no ano passado e desde então tem recebido um interesse considerável de empresas como a Netflix por ser superior ao JPEG.
Existe este tíquete de bug do Mozilla rastreando a ativação do suporte AVIF por padrão. O patch habilitando o suporte por padrão (em vez de ficar escondido atrás de um sinalizador de configuração) foi inicialmente empurrado, mas depois revertido devido a casos de teste interrompidos.

Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrão

Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrão
Esses itens foram examinados e o AVIF parece estar pronto agora para implementação novamente. No entanto, como um dos líderes da Mozilla neste esforço, Jon Bauman, não quer forçar a mudança antes de sair de férias, parece que a ativação do suporte AVIF por padrão vai esperar até depois do Natal.
Em todo caso, parece que o Firefox no início de 2021 oferecerá suporte a imagens AVIF como padrão de qualquer forma. No entanto, isso veio depois que no início de 2020 quando eles o adicionaram como uma opção experimental, porém, agora provou ser estável e confiável.
Para aqueles que procuram a conversão de imagens para AVIF, existem resultados de benchmark avifenc usando esse codificador de referência no OpenBenchmarking.org.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!