Microsoft lança atualização para a distribuição CBL-Mariner Linux

Já estamos em setembro, porém, somente agora, a Microsoft acaba de publicar sua atualização de “agosto de 2021” para sua distribuição CBL-Mariner Linux com uma variedade de mudanças. Para quem não ouviu falar, a CBL-Mariner é uma distribuição Linux mantida pela Microsoft para uso interno. No entanto, está publicamente disponível para qualquer outra parte interessada. O CBL-Mariner é usado como parte do WSL, Azure Sphere OS, SONIC e outros esforços baseados em Linux na Microsoft.

A Microsoft tem lançado atualizações mensais publicamente para esta distribuição Linux baseada em RPM. A atualização 1.0 CBL-Mariner de agosto de 2021 de hoje traz uma ampla variedade de correções, atualizações de pacotes e uma série de novos pacotes.

Microsoft lança atualização para a distribuição CBL-Mariner Linux

Microsoft lança atualização para a distribuição CBL-Mariner Linux

CBL-Mariner continua usando o kernel Linux 5.10 devido ao seu status de suporte de longo prazo. Entretanto, agora mudou para Linux 5.10.60 LTS. Novos pacotes incluem Cockpit, Aide, FIPScheck, TINI e outros. Também há uma grande variedade de correções, incluindo muitas que são ligadas a questões de segurança CVE.

Uma das grandes mudanças fundamentais com CBL-Mariner agosto 2021 é que a Microsoft agora fornece uma imagem ISO pública para download desta distribuição Linux. Anteriormente, eles deixavam para os usuários gerarem seus próprios builds CBL-Mariner, enquanto agora há uma ISO pública avançando além das fontes.

Mais detalhes sobre a atualização de agosto do CBL-Mariner via GitHub. Você também pode ir direto para o novo download da ISO.

Algumas mudanças

Atualiza o kernel para 5.10.60.1 para corrigir o CVEISO agora publicada para download público. Adicionadas instruções de download para ISOAtiva o suporte para TLS 1 e TLS 1.1 em OpenSSL.Atualiza o ‘openvswitch’ para a versão 2.15.1.Usa sha256sum para fontes de conjunto de ferramentasAdiciona ferramentas etcdAdiciona cabineAdiciona ajudanteAdiciona pacote tiniAdiciona links de arquivos e pastas de certificados ca para aumentar a compatibilidadeAdiciona pacote fipscheckAdiciona atualização automática de pacote e Dnf-AutomaticRemove brp-strip-debug-symbols e brp-strip-unneededca-legacy Script removido e seus artefatos de ca-certificates.Remove os arquivos Dotnet e aspnetcore SPEC do repositório CBL-Mariner. Esses pacotes agora são criados pela equipe dotnet e os binários estão disponíveis no novo Repo da Microsoft em Packages.Microsoft.Com desde 12 de julho de 2021.Corrige as permissões do diretório ssh do usuário quando as chaves públicas estão vaziasAtualiza nodejs para corrigir CVEsCorrige links simbólicos quebrados da página de manual do opensslCorreção de testes de pacote mysql quebrados da atualização do mysql de meses anteriores.Teste de correção para perl-CPAN-Meta-CheckCorrige problemas de atualização de exibição em ManualPartitionWidgetAdiciona patch para corrigir VDSO no HyperVCorrige problema de teste de número de versão qt5-qtbaseMove para o golang 1.16.7 e elimine as dependências para descobertas de segurança.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!