Microsoft descontinua seus aplicativos do Office para Chromebooks

A Microsoft oferece seu pacote Office para usuários de Chromebook por meio da Google Play Store desde 2017. No entanto, em poucas semanas isso chegará ao fim. A Microsoft decidiu descontinuar seus aplicativos do Office para Chromebooks.

Em 18 de setembro, a Microsoft descontinuará o suporte para o Office (que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook) no Chromebook. A empresa não está, no entanto, abandonando completamente os Chromebooks. Em vez de um aplicativo instalado, a Microsoft está encorajando os usuários a utilizarem suas alternativas da web.

A empresa disse em um comunicado ao TechCrunch que “Em um esforço para fornecer a experiência mais otimizada para os clientes do Chromebook, os aplicativos da Microsoft (Office e Outlook) serão transferidos para experiências da web (Office.com e Outlook.com) em 18 de setembro de 2021”.

A declaração da Microsoft também observou que “esta transição dá aos clientes do Chromebook acesso a recursos adicionais e premium”.  O que é, de longe, ruim para os usuários do Chromebook.

Chromebooks sem aplicativos Microsoft Office instalados

microsoft-descontinua-seus-aplicativos-do-office-para-chromebooksImagem: LaptrinhX

A experiência na web da Microsoft servirá para fazer a transição de sua base de usuários de Chromebook para o serviço Microsoft 365, que fornece mais modelos do Office e geralmente mais funcionalidade do que a abordagem baseada em aplicativo fornece. As opções da web também são mais otimizadas para telas maiores do que o aplicativo.

Em termos de como a Microsoft deseja que os usuários do Chromebook tenham acesso ao Office e Outlook, o plano é para os clientes, “… entrar com sua conta pessoal da Microsoft ou conta associada à sua assinatura do Microsoft 365”, de acordo com o comunicado. A Microsoft também forneceu documentação online para mostrar aos usuários como executar o Office em um Chromebook.

Os Chromebooks executam o Chrome OS do Google, que é um sistema operacional baseado em Linux. Eles também permitem que aplicativos Android sejam executados, já que o Android também é baseado em Linux, com aplicativos baixados do Google Play.

O TechCrunch cita que é importante observar que, embora o suporte para Chromebooks esteja diminuindo, a Microsoft não está abandonando outros dispositivos móveis baseados em Android, como tablets e smartphones, por exemplo.

Para os usuários do Chromebook que já baixaram os aplicativos do Microsoft Office, os aplicativos continuarão a funcionar após 18 de setembro, embora não recebam suporte ou atualizações futuras. Todavia, ainda poderão ser utilizados por todos os usuários.

Com a Microsoft dando mais recursos para os usuários acessarem suas versões de aplicativos web, talvez, uma boa parte desse público abandone de uma vez por todas os aplicativos instalados.

Via: TechCrunch

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!