Loja leva multa milionária por vender drones que operam em faixas de radioamador

Por Alisson, PR7GA

A FCC, o equivalente à ANATEL dos EUA, multou a loja HobbyKing em quase 3 milhões de dólares, o equivalente a mais de 15 milhões de reais. A loja é especializada na venda de drones e outros equipamentos radiocontrolados. O motivo é que a loja importa e vende drones nos EUA que burlam a legislação de telecomunicações do país. A multa milionária foi emitida após uma investigação iniciada a partir de uma reclamação da ARRL de 2017, onde a liga americana de radioamadores denunciou a HobbyKing por vender drones que operam em frequências amadoras e não amadoras, em alguns casos comercializando-os como se fossem equipamento de radioamador. 
A FCC descobriu que dezenas de dispositivos comercializados pela empresa transmitiam em faixas de frequência não autorizadas e, em alguns casos, com níveis excessivos de potência. “Essas transmissões ilegais podem interferir nos principais serviços governamentais e de segurança pública, como sistemas de aviação”, afirmou a FCC. Além disso, a investigação do FCC concluiu que 65 modelos de dispositivos comercializados pelo HobbyKing não eram homologados/homologados. Em resposta à investigação, a HobbyKing não contestou os fatos expostos mas se limitou a apresentar argumentos legais, mas sem sucesso. Daí, a multa foi agora aplicada.
Em sua resposta, a HobbyKing afirmou ter deixado de comercializar os 65 modelos identificados pelo FCC e prometeu que iria “se esforçar” para não comercializar outros dispositivos de RF não conformes. O HobbyKing tem 30 dias para pagar a multa. Se não o fizer, o assunto será encaminhado ao Departamento de Justiça dos EUA para cobrança.

Fonte: http://www.arrl.org/news/fcc-fines-hobbyking-nearly-3-million-for-marketing-unauthorized-drone-transmitters

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.