Linuxfx lança versão 10.4 com suporte ao Asus Tinkerboard

Linuxfx lança versão 10.4 com suporte ao Asus TinkerboardO sistema operacional Linuxfx lançou recentemente mais uma atualização. E uma das novidades é que o Asus Tinkerboard recebe suporte para o Linuxfx 10.4. Para quem desconhece, o Asus Tinkerboard é um mini computador single board que concorre com o Raspberry Pi. Tinker Board é um computador de placa única (Single Board Computer – SBC) em formato super pequeno que oferece um desempenho líder ao proporcionar uma excelente compatibilidade mecânica.
O Tinker Board oferece aos fabricantes, entusiastas do IoT, hobbyists, entusiastas de PC DIY e outros uma plataforma confiável e extremamente capaz de construir e transformar suas idéias em realidade, diz a página da placa.
Então, segundo Rafael Rachid, desenvolvedor do Linuxfx/Windowsfx, os “usuários da placa Asus Tinker agora podem utilizar um sistema operacional completo, totalmente atualizado. Transformamos a plaquinha Tinker em um computador completo totalmente utilizável”, garante ele.

Linuxfx lança versão 10.4 com suporte ao Asus Tinkerboard

Linuxfx lança versão 10.4 com suporte ao Asus Tinkerboard
Ainda segundo Rachid, ao que parece, o sistema operacional original parecia estar “abandonado” tendo seu último release em 21/08/2019 até a presente data. A equipe do Linuxfx também divulgou um vídeo mostrando o funcionamento do sistema no mini computador.
O aparelho possui cabeçalho GPIO com código de cores, que facilita o reconhecimento dos respectivos cabeçalhos de pinos. Também tem uma serigrafia detalhada na face do quadro que deixa claro onde tudo vai.
Especificações técnicas:

Processador Rockchip Quad-Core RK3288
GPU de braço Mali-T764
DDR3 de canal duplo de 2 GB
802.11 b/g/n, Bluetooth V4.0 + EDR

A nova versão do sistema

Já a distribuição brasileira Linuxfx/Windowsfx está ganhando grande repercussão em todo o mundo por conta de sua facilidade de uso e por se parecer bastante com o Windows, facilitando a vida para quem quer ou precisa mudar de sistema operacional.
O projeto Linuxfx/Windowsfx foi desenvolvido para ajudar usuários do Microsoft© Windows® a migrarem de maneira direta para o Linux, aproveitando toda sua curva de aprendizado. Aproveitar o hardware que não suporta a versão mais nova do Microsoft© Windows® também é uma diretiva do Linuxfx, assim como prover suporte a rede, Active Directories, programas .exe e .msi, navegação segura e proteção contra vírus. Utilizando o Linuxfx/Windowsfx no seu computador, você terá um sistema rápido, que consome pouca memória e é imune a vírus desenvolvido plataforma Microsoft© Windows®.
Recentemente, ela ganhou uma nova versão, a 10.4 que aprimorou outros recursos. Assim, o sistema Linuxfx 10.4 WX Desktop System Core possui:

Núcleo: Linux Kernel 5.7.8
Tema: WX Desktop (Windows 10 b00merang theme)
Gerenciamento de processos de núcleo: Linuxfx Pro System Pack
Gerenciador de janelas: Cinnamon 4.6
Compatibilidade com rede A.D: CID, PBIS (beyond trusty)
Compatibilidade com rede Microsoft®: SAMBA + Linuxfx Pro Network Tools
Desktop virtual: Citrix, Vmware, Rdesktop
Assistência remota: Anydesk, Teamvviewer
Compatibilidade com Microsoft® Windows®: Wine + Linuxfx Pro Cross Specs
Sistema base: Ubuntu 20.04 LTS

Melhores alternativas ao Raspberry Pi

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.