Linux Mint 20.1 estável não tem data para chegar

Linux Mint 20.1 estável não tem data para chegarLinux Mint 20.1 estável não tem data para chegarQuem esperava por uma nova versão do Linux Mint antes do Natal, a frustração foi enorme. Nem mesmo a chegada do Ano Novo trouxe novidades à distribuição. Na última postagem do ano passado, a equipe do Linux Mint se limitou a fornecer uma lista de doadores e valores de doação. Na mesma postagem, eles explicam que “com o dinheiro arrecadado nos últimos meses, pudemos enviar grandes bônus para nossos desenvolvedores e moderadores. Isso sempre é muito bom, especialmente no Natal”. Sendo assim, o Linux Mint 20.1 estável não tem data para chegar.
Em seguida, eles fazem um balanço e informam que entre o blog e os relatórios do Github, fecharam 75 questões desde o lançamento BETA.
No momento, existem 34 questões abertas. A maioria deles não são bloqueadores de lançamento, mas ainda existem bugs que queremos corrigir antes de dar ao Linux Mint 20.1 uma versão estável.

Linux Mint 20.1 estável não tem data para chegar

Linux Mint 20.1 estável não tem data para chegar
Sobre uma data para a chegada da versão estável, o desenvolvedor do Linux Mint Clement Lefebvre disse que, no entanto, não pode “dar uma data de lançamento exata”.
Não é que não queremos dizer a você, é simplesmente que não sabemos exatamente quando o lançamento acontecerá. Até que esteja pronto, isso não acontecerá e, uma vez que esteja pronto, não há razão para esperar por uma data anunciada.
Segundo ele, todo o trabalho acontece sem uma definição de datas. Segundo ele, uma data certa levaria a um estresse desnecessário da equipe, fazendo as pessoas trabalharem praticamente 24 horas por dia, “mesmo onde não haja emergências reais ou pior, lançar o produto com bugs importantes que poderíamos ter corrigido, mas não tivemos tempo. (…) não é assim que escolhemos operar”.
O lançamento sai quando estivermos satisfeitos com ele. Olhando para a lista de bugs que temos, ainda existem problemas que queremos corrigir. Em 2 meses, não importa se lançamos isso uma semana antes ou uma semana depois, mas os bugs que deixamos passar, especialmente aqueles que afetam a sessão live.
Portanto, não temos datas de lançamento definidas. No entanto, temos um ciclo de lançamento de 6 meses que nos dá ritmo e um senso de urgência e fazer este lançamento agora é tudo que estamos focados.

O que atrasou?

Algumas regressões upstream afetaram o kernel LTS do Ubuntu que acompanhamos. Notamos problemas com o touchpad em particular. É improvável que isso seja corrigido em breve por causa da temporada de férias. Paralelamente a isso, ouvimos seu feedback sobre o AMD Ryzen 5 e Ryzen 7, que não tinham suporte adequado no kernel 5.4 LTS. Não mudaremos o kernel pós-BETA e certamente não para o 5.8 que ainda nem é HWE.
Dito isso, estamos considerando fazer uma imagem ISO extra como parte do lançamento com um kernel 5.8. Se você teve problemas com touchpad e/ou AMD Ryzen com o BETA, informe-nos e forneça o máximo de detalhes possível.
Finalmente, o Compiz estará de volta e funcional fora da caixa, na versão estável das edições MATE e Xfce.
Para acompanhar mais detalhes, acompanhe a postagem do desenvolvedor.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!