Linus Torvalds diz que código aberto salvou o Linux

O Linux deve sua existência ao código aberto. A frase é de ninguém menos que o criador do sistema, Linus Torvalds. Para ele, o Linux como conhecemos hoje não existiria e não teria passado de um hobby de desenvolvedores entusiastas. A declaração chega na esteira dos 30 anos do Linux, quando o então estudante finlandês Linus Torvalds criou um sistema operacional semelhante ao UNIX como um projeto de hobby.

O que você não sabe é que Torvalds pensou que o projeto do hobby estava pronto e acabado e não passaria daquilo. Linus afirma que teria deixado tudo isso para trás para trabalhar em algum projeto novo e interessante. Então, o que o motivou a trabalhar nesse ‘projeto de hobby’ por 30 anos? A resposta é open source.

O código aberto mudou o Linux

No evento Open Source Summit North America, recentemente concluído , Linus Torvalds compartilhou alguns insights sobre o passado, presente e futuro do projeto Linux. Enquanto se lembrava do início do projeto, Torvalds disse que esperava deixar para trás o Linux em um ‘estado pronto’ para trabalhar por algo novo e interessante.

Isso foi claramente o que o código aberto mudou. Porque, de repente, esse projeto – que provavelmente eu teria deixado para trás, se dependesse de mim – comecei a receber perguntas e, eventualmente, correções – isso manteve a motivação. E aqui estamos, 30 anos depois, e ainda é o que mantém a motivação.

Torvalds também acrescentou que, no que lhe diz respeito, o Linux é feito há 29 anos. Todos os outros recursos adicionados posteriormente são sobre o que outras pessoas precisavam, queriam ou estavam interessadas

Muitos desenvolvedores se identificariam com isso. Você trabalha em um projeto e pensa que ele atingiu o estado ‘concluído’. Se o projeto não tiver tração suficiente, você perderá o interesse em trabalhar nele e se moverá para algo ‘novo e empolgante’. A verdadeira motivação para continuar o projeto vem dos usuários e do reconhecimento.

Linus Torvalds diz que código aberto salvou o Linux

Linus Torvalds diz que código aberto salvou o Linux

Quando questionado sobre o que eles deveriam fazer para o 50º aniversário do Linux, Torvalds disse que não se vê fazendo programação do kernel aos 70 anos. Então ele também acrescentou que não se imaginava fazendo programação do kernel no idade de 50 também e ainda assim ele está fazendo isso no momento.

De alguma forma, não me vejo fazendo programação do kernel aos 70 anos. Mas, por outro lado, também não me via fazendo programação do kernel quando tinha 50 anos, alguns anos atrás. Então … vamos ver.

Via It’s Foss

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.