Lançado o kernel Linux 5.12

Lançado o kernel Linux 5.12
Com uma semana de atraso, o kernel Linux 5.12 está disponível para download. Havia uma grande expectativa de que ele tivesse saído na semana passada. Porém, devido ao tamanho e outros problemas de última hora, o desenvolvedor Linus Torvalds resolveu adiar o lançamento oficial para que fossem realizados novos testes.

Assim, após uma janela de mesclagem movimentada, finalmente temos o Linux Kernel 5.12 pronto para download. Na verdade, todo o processo de desenvolvimento desta versão foi bem tumultuado. Primeiro, houve o caso de um bug de armazenamento. Além disso, o próprio Linus perdeu tempo devido à tempestade de neve que atingiu os Estados Unidos e deixou parte do país sem energia elétrica por muito tempo. Para completar, depois o problema da Universidade de Minnesota, em que pesquisadores criaram bugs propositais no kernel.

Apesar de tudo, foi lançado o kernel Linux 5.12

Lançado o kernel Linux 5.12

Em relação aos recursos, atualização usual no processador, armazenamento e portas com melhorias de desempenho nos sistemas de arquivos.

Obrigado a todos que me deixaram muito calmos na semana passada, o queme deixou muito mais feliz com o lançamento final do 5.12.De qualquer forma, isso obviamente significa que vou iniciar a janela de mesclagem para odia 5.13 amanhã. Mas eu pediria que mesmo os desenvolvedores que estão ansiosos para mesclarseu novo código brilhante, passem um pouco de tempo executando everificando o 5.12.Apesar da semana extra, este foi realmente um lançamento bastante pequeno nogeral. A julgar pelo linux-next, o 5.13 vai compensar isso.Linus no anúncio

Linux Kernel 5.12 – Novos recursos

Processador

O dispositivo Intel eASIC N5X (chip baseado em lógica personalizada para alimentar todos os tipos de dispositivos) oferece suporte a este Kernel.Além disso, o suporte mais recente da plataforma Qualcomm Snapdragon 888 5G Mobile está incluído.O roteador Wi-Fi NetGear R8000P Nighthawk X6SSuporte Allwinner H616 como um SoC de decodificação de vídeo para OTTO suporte ao perfil da plataforma de laptop da Lenovo chega a este kernel, que dá aos usuários a capacidade de alterar os perfis de hardware do laptop para o caso de uso desejado. Por exemplo, perfis diferentes, como modo silencioso, modo frio, mais equilibrado ou modo de baixo consumo de energia – todos gerenciados pelo hardware da Lenovo com opções de modificação por meio de scripts.Os dispositivos Microsoft Surface devem funcionar bem e otimizados graças ao manuseio do Microsoft Surface System Aggregator Module com engenharia reversa.Dinâmicas de gerenciamento de energia (DTPM) suporta térmicas chega neste Kernel para a maioria dos dispositivos ARM. O código deve restringir a energia a um conjunto de dispositivos quando a temperatura da superfície ultrapassa um certo limite.Um monte de suporte de CPU ARM antigo termina com este Kernel. Uma lista rápida está aqui.

Armazenar

Como todo kernel lançado, os diversos sistemas de arquivos apresentam mais correções e melhorias de desempenho.XFS e Btrfs apresentam melhorias de desempenho adicionais. O Btrfs não tem melhores operações de liberação durante gravação e exclusão, suporte ao modo zoneado.

Gráficos

Mais atualizações e correções para GPUs Intel Rocker Lake e Tigerlake.Suporte para unidades gráficas de telefones móveis Qualcomm Adreno 508, 509 e 512 adicionado neste ciclo que fazem parte das unidades Snapdragon em dispositivos móveis.Suporte para formato de pixel FP16 de meia precisão para mais GPUs Radeon,Suporte para overclock da série Radeon RX 6800/6900 adicionado.Taxa de atualização variável ou suporte de sincronização adaptável via porta de exibição para Intel Xe (Gen12)Dispositivos Tiger Lake agora são suportados pelo kernel principal. Lembre-se de que isso ainda não está disponível via porta HDMI devido às restrições de especificação HDMI para o público.

Outros dispositivos, portas

A porta USB4 suporta melhorias contínuas.Cada versão do Kernel traz muito suporte de hardware novo para vários fornecedores. Aqui está um resumo rápido dos suportes que estão chegando no Kernel 5.12O driver do controlador Sony PlayStation 5 DualSense está integrado neste Kernel.O driver do acelerador Broadcom VK foi adicionado.A dobradiça do laptop e o ângulo do teclado agora são suportados pelo código neste Kernel. Isso melhora as interações do usuário e abre vários recursos do aplicativo.Foi adicionado suporte para mixer de áudio digital Pioneer DJM-750.O antigo suporte para console de videogame Nintendo 64 foi adicionado . (Não vejo sentido nisso, entretanto. Porque você pode jogar os jogos usando emuladores facilmente).Se você trabalha com sons, não é fácil depurar recursos de som em seu aplicativo com a inclusão de sinalizadores de injeção de entrada de áudio baseados em software.

No geral, muitas mudanças são vistas em dispositivos menores e a adição de drivers para muitos novos dispositivos entre fornecedores no Linux Kernel 5.12. Mudanças usuais na fase de armazenamento e gráficos. Isso significa que é uma versão silenciosa do Kernel.

A janela de mesclagem do Linux 5.13 agora está aberta com muitas mudanças esperadas. O Linux 5.13 será um grande lançamento do kernel que, por sua vez, provavelmente estreará no final de junho.

Via Debugpoint

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!