Lançado o GIMP 2.10.28 com correções de bugs e melhorias

O GIMP anunciou o lançamento 2.10.28 do popular editor de imagens. A versão inclui principalmente correções de bugs e melhorias de estabilidade. O tarball de origem da versão 2.10.26 está disponível para download há 2 semanas. Devido a um bug de construção, a equipe do projeto o ignorou e anunciou o GIMP 2.10.28 como a versão estável mais recente com correções. Portanto, foi lançado o novo GIMP 2.10.28.

Lançado o GIMP 2.10.28 com correções de bugs e melhorias

Lançado o GIMP 2.10.28 com correções de bugs e melhorias

Para usuários do Windows, o novo GIMP lançado corrigiu alguns problemas antigos, incluindo:

Consertou diálogos de arquivos muito lentos que aconteciam em dispositivos de rede lentos ou indisponíveis, conexão de dispositivos removíveis ou até mesmo unidades de disquete falsas.Corrigida a falha ao abrir arquivos em um software específico de terceiros.GTK gerando o caractere errado em alguma entrada do teclado usando os motores de entrada.A exportação de TIFF bloqueia os arquivos TIFF devido a um bug do thumbnailer do Windows.O GIMP impede que alguns aplicativos sejam abertos, quando eles precisam assistir a algum diretório específico.Aplicativos com janelas invisíveis, por exemplo, atalhos de gestos, captura de tela, usados ??para interferir e interromper algumas interações do mouse.

Para o macOS Big Sur, o GIMP aplicou melhorias de desempenho aos pacotes desde a versão 2.10.22 como experimentos. Agora, o código foi movido para a base de código principal.

A versão também traz o GEGL 0.4.32, que introduziu novo edge_handlingparâmetro que permite escolher se as áreas fora da entrada serão tratadas como acima ou abaixo do limite para o cálculo da distância. E o sistema de teste obtém algumas melhorias interessantes.

Outras mudanças no GIMP 2.10.28 incluem:

O Dashboard agora tem suporte de memória no OpenBSD.Correções para plugins, incluindo C-source, DICOM, GIF, PS, Sunras, BMP, DDS, PSD, TIFF, Gimpressionist, visualizador de metadados e vários scripts de script-fu.Uma nova função Script-Fu (dir-make) permite criar diretórios a partir de scripts.Corrigidos alguns problemas de acessibilidade nos temas.

Como instalar o GIMP 2.10.28 no Ubuntu:

1. GIMP Flatpak:

A equipe do projeto recomenda o pacote flatpak, o formato de pacote Linux universal é executado em sandbox. O pacote está disponível em flathub.org. Os usuários precisam seguir o guia de configuração e instalar o flatpak por meio do comando na parte inferior da página do link.

2. GIMP Snap:

O editor de imagens também está disponível como Snap, outro formato de pacote universal desenvolvido pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu.

A versão instantânea é até agora GIMP 2.10.24. No entanto, ele será atualizado automaticamente para o mais recente ( uma vez publicado ) depois de instalado. 

Veja o anúncio oficial de lançamento clicando neste link.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!