Lançado KDE Frameworks 5.74

Lançado KDE Frameworks 5.74Uma versão mensal de menutenção do KDE Frameworks acaba de sair. Segundo a equipe do KDE Project, o KDE Frameworks 5.74 traz melhorias importantes ao desktop KDE Plasma. De acordo com a equipe, são várias alterações, novos recursos, correções de bugs e outras mudanças. Tudo para deixar o seu sistema com KDE Plasma ainda mais agradável, estável, rápido e confiável.
A maior alteração é a dos aplicativos KDE baseados em QWidgets. Agora, eles podem lembrar suas posições de janela quando fechadas e reiniciadas no X11, de acordo com a tela. Este foi um recurso muito cobrado pelos fãs do Plasma.
A variável Wayland desse recurso também estará disponível em breve, segundo o desenvolvedor Nate Graham, que implementou a mudança. Ele promete que será ainda melhor do que a implementação do X11. A ideia é que lembre as posições das janelas para todos os aplicativos, sejam eles do KDE ou não.
Outra mudança interessante neste lançamento é a capacidade de usar atalhos globais para o lançamento de aplicativos de terceiros. A implementação estava lá, mas provavelmente não funcionou, então, finalmente foi consertada. Já antecipamos muita coisa na semana passada aqui. Assim, nesta semana elas se confirmaram e devem chegar em breve à sua distro com KDE.

Lançado KDE Frameworks 5.74

Lançado KDE Frameworks 5.74
O KDE Frameworks 5.74 faz com que o editor de texto Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor abram arquivos grandes até 40% mais rápido e mostrem um indicador de zoom na barra de status quando o nível de zoom atual não está definido para 100%. Do mesmo modo, melhora o item de Página de contas on-line nas configurações do sistema com suporte para temas escuros ao conectar uma conta do Google.
O dimensionamento fracionário foi aprimorado para lidar com várias pequenas falhas gráficas. Elas surgiram após a alteração do fator de escala do sistema no desktop Plasma. Além disso, o gerenciador de arquivos Dolphin não trava mais durante o compartilhamento de arquivos Bluetooth.  O indexador de arquivos Baloo não consome mais todos os recursos do sistema ao indexar arquivos. O mesmo vale para o gerenciador de arquivos Dolphin ao abrir a localização das Tags (tags:/).

Do mesmo modo, o KDE Frameworks 5.74:

Reimplementa o suporte para configurar atalhos que usam símbolos. Eles podem ser acessados ??mantendo pressionada a tecla Shift.
Remove uma barra de rolagem horizontal desnecessária das configurações do Okular e do Gerenciamento de energia janelas.

Adicionaram aprimoramentos aos navegadores de URL em vários aplicativos do KDE para melhorar o efeito de realce ao passar o mouse sobre arquivos e pastas, bem como para anexar barras automaticamente ao final do nome da pasta atual ao digitar um caminho.
A criação de novos arquivos e pastas também melhorou e o Plasma agora remove automaticamente todos os espaços à direita do nome. Portanto, deixa de incomodar os usuários com mensagens de aviso desnecessárias. Além disso, agora é possível visualizar metadados de letras para arquivos de áudio codificados há mais de 20 anos em versões pré-OS X macOS em vários aplicativos KDE como Dolphin e Elisa.

Mais mudanças

Correções e melhorias para os aplicativos Get New Things (KNewStuff) e Kirigamin;
ícones de tema Breeze mais agradáveis ??para arquivos do mecanismo Godot e o gerenciador de senhas KeePassXC;
e mais polimento para os menus do miniaplicativo do Menu Global e para várias páginas de Configurações do Sistema.

Os pacotes do KDE Frameworks 5.74 devem chegar em breve a distribuições que prezam pela agilidade nas atualizações. É o caso do Arch Linux e derivados, KDE neon e openSUSE Tumbleweed.
Para mais informações sobre o novo KDE Frameworks, veja o changelog completo.
.

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.