Lançado Chrome 92 Beta com API de manipulação de arquivos

A versão 91 do navegador mais usado em todo o mundo, o Chrome do Google, estreou há pouco. Então, logo após o lançamento estável do Chrome 91 na semana passada , o Google agora promoveu o Chrome 92 para beta. Assim, o Chrome 92 Beta foi lançado com API de manipulação de arquivos e muitas outras novidades voltadas principalmente aos desenvolvedores.

Portanto, o Chrome 92 beta não é particularmente empolgante para os usuários finais. No entanto, há uma série de adições de desenvolvedores. Entre os recursos do desenvolvedor que vêm para o Chrome 92 estão:

uma opção dayPeriod para Intl.DateTimeFormat;a API de manipulação de arquivos como uma nova origem de teste;suporte para filtragem de dispositivos Web Bluetooth com base em dados específicos do fabricante;como IDs de dispositivo e fornecedor;e o tamanho ajuste o descritor para @ font-face com CSS.

Lançado Chrome 92 Beta com API de manipulação de arquivos

Lançado Chrome 92 Beta com API de manipulação de arquivos

API de manipulação de arquivos

Agora que os aplicativos da web são capazes de ler e gravar arquivos, a próxima etapa lógica é permitir que os desenvolvedores declarem os aplicativos da web como manipuladores de arquivos que criam e processam. A API de manipulação de arquivos permite que você faça exatamente isso. Por exemplo, depois que um editor de texto PWA se registra como manipulador de arquivos, você pode clicar com o botão direito do mouse em um arquivo .txt no gerenciador de arquivos do sistema operacional e instruir esse PWA a (sempre ou apenas uma vez) abrir arquivos .txt. Isso significa que os PWAs estão a apenas um (duplo) clique do gerenciador de arquivos.

O menu de contexto Excalidraw.

Isso melhora a experiência do usuário para casos de uso de PWA, tornando-os mais parecidos com aplicativos de sistema operacional do que já são. Por exemplo:

Aplicativos de escritório como editores de texto, aplicativos de planilhas e criadores de apresentações de slides.Editores gráficos e ferramentas de desenho.Ferramentas de edição de nível de videogame.

O Manuseio de Arquivos está iniciando um teste original em 92 que deve ser executado até o final de agosto de 2021. Para obter mais informações sobre esse recurso, consulte Permitir que os aplicativos da web sejam manipuladores de arquivos . Para obter informações sobre outros testes de origem neste lançamento, consulte o item Testes de origem.

Provas de origem

Esta versão do Chrome apresenta os testes de origem descritos abaixo. Os testes do Origin permitem que você experimente novos recursos e forneça feedback sobre usabilidade, praticidade e eficácia para a comunidade de padrões da web. Para se inscrever em qualquer um dos testes de origem atualmente suportados no Chrome, incluindo os descritos abaixo, visite o painel de testes de origem do Chrome. Para saber mais sobre os testes de origem no Chrome, visite o Guia de testes de origem para desenvolvedores da web. O Microsoft Edge executa seus próprios testes de origem separados do Chrome. Para saber mais, consulte o Microsoft Edge Origin Trials Developer Console.

Novos testes de origem

Transições de elemento compartilhado

As transições de elementos compartilhados permitem um conjunto simples de transições em aplicativos de página única (SPAs) e aplicativos de página múltipla (MPAs). Isso aprimora o polimento visual das páginas com esforço mínimo, permitindo que os desenvolvedores selecionem a partir de um conjunto de efeitos de transição fornecidos pelo agente do usuário. Sem isso, as transições de aplicativo de uma única página são difíceis, pois exigem uma coordenação cuidadosa de animações e manipulações de DOM para atingir o efeito desejado. As transições de aplicativos de várias páginas, em sua maioria, não são possíveis, pois cada página só pode controlar o conteúdo de sua própria visualização. Este teste de origem é apenas para casos de uso do SPA.

Mais detalhes sobre as mudanças mais focadas no desenvolvedor a serem encontradas no Chrome 92 beta podem ser encontrados em Chromium.org. Em ChromeStatus.com também há uma lista dos destaques do Chrome 92.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)