Lançada distribuição Linux Finnix 123 para administradores de sistema com base no Debian Bullseye

O desenvolvedor Ryan Finnie lançou a distribuição Linux Finnix 123 como a mais nova versão de sua distribuição Linux live e que toma como base o sistema operacional Debian. Assim, a distribuição Linux Finnix 123 é voltada para administradores de sistema e tem como base o sistema Debian Bullseye.

A distribuição Finnix 123 está aqui quase sete meses após Finnix 122 e traz pelo menos uma grande mudança. Segundo se informa no lançamento, esta distribuição Linux orientada para sysadmin agora é baseada na última série do sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” ao invés de rastrear os repositórios de teste do Debian.

Enquanto a distribuição ainda é alimentado pela série Linux 5.10 LTS do kernel, a liberação Finnix 123 adiciona várias surpresas para os administradores do sistema. É o caso, por exemplo, das opções de linha de comando do kernel sshd e passwd. Sendo assim, por exemplo, poderemos ter (sshd passwd=foo ou sshd passwd=root:foo ou passwd=finnix:bar), bem como um “command-not-found” que fornece aos usuários instruções explícitas sobre como instalar certos pacotes.

Lançada distribuição Linux Finnix 123 para administradores de sistema com base no Debian Bullseye

Lançada distribuição Linux Finnix 123 para administradores de sistema com base no Debian Bullseye

Além disso, esta versão atualiza o comando finnix para instruir os usuários sobre como habilitar o suporte para o sistema de arquivos ZFS, apresenta um novo pacote chamado jove (Jonathan’s Own Version of Emacs), que é um editor de texto compacto, mas poderoso, no estilo Emacs e adiciona páginas de manual para vários comandos específicos do Finnix, incluindo wifi-connect e locale-config.

Além dessas mudanças, Finnix 123:

remove os pacotes ftp, ftp-ssl e zile;melhora o sistema de construção;e corrige muitos bugs presentes em versões anteriores. 

Outra mudança interessante é o fato de que a ID da máquina agora é estável durante as reinicializações e é gerada automaticamente a partir do DMI.

Isso é usado, por exemplo, para o ID do cliente DHCP, portanto, várias reinicializações não devem mais circular por IPs dinâmicos em uma red”, explicou o desenvolvedor nas notas de versão.

Você pode baixar Finnix 123 agora mesmo do site oficial. Esta versão contém um total de 575 pacotes e é compatível apenas com sistemas de 64 bits (amd64). Se quiser usar o Finnix em sistemas de 32 bits (586/686/PowerPC), você terá que baixar uma versão muito mais antiga.

Finnix está disponível para várias plataformas, certifique-se de que o ISO que você baixou é para a arquitetura pretendida. A maioria dos usuários vai querer “x86”.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!