Lançada distribuição exGENT Linux baseada no Gentoo

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no GentooO desenvolvedor Arne Exton está experimentando novos projetos. Agora, acaba de ser lançada uma distribuilão Linux baseada no Gentoo chamada exGENT para o mais recente computador single-board Raspberry Pi 4. Portanto, por se tratar de uma derivação do Gentoo, a distro
Baseado no Gentoo Linux, o exGENT é uma distribuição criada por Arne Exton e projetada para usuários avançados do Linux e para qualquer pessoa que realmente queira aprender Linux. É um dos poucos sistemas Gentoo atualizados automaticamente. A versão normal estável saiu em janeiro deste ano.

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no Gentoo

Embora o exGENT Linux seja divertido de usar na área de trabalho, agora você pode usá-lo em seu pequeno computador Raspberry Pi 4, graças ao trabalho duro do desenvolvedor Arne Exton.
Criei um sistema Gentoo para o Raspberry Pi 4. Apenas por diversão, mas levei quatro dias para compilar tudo do zero. Seis dias se eu incluir tentativas fracassadas de instalar o Firefox e o Chromium, explica Arne Exton.
Observando o exGENT para o Raspberry Pi 4, é um sistema completo do Gentoo Linux com o ambiente de desktop LXDE leve.
Ele é fornecido com vários aplicativos populares, incluindo o navegador Vivaldi, editor de imagens GIMP, SMPlayer video player e gerenciador de conexão de rede NetworkManager.
Além disso, o exGENT para Raspberry Pi 4 está usando o kernel Linux 4.19.113-exton-v8, otimizado para arquiteturas ARM e dispositivos Raspberry Pi.

Pode ser usado em modelos mais antigos

Embora o exGENT tenha sido otimizado para o Raspberry Pi 4, você também pode executá-lo em modelos mais antigos, como o Raspberry Pi 3 modelo B e B +, mas não é recomendado devido ao desempenho inferior.
No Raspberry Pi 4, o exGENT Linux é bastante rápido, informa o desenvolvedor. Entretanto, você deve usá-lo nos modelos de 2 GB ou 4 GB, não no modelo de 1 GB, pois o sistema pode travar frequentemente ao assistir a vídeos.
Se você quiser experimentar o exGENT Linux no seu computador Raspberry Pi 4, baixe a imagem agora mesmo no site do desenvolvedor, onde também encontrará instruções de instalação e detalhes de uso.

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no GentooExecutando Vivaldi e YouTube no exGENT para Raspberry Pi.Imagens: Arne Exton 
9to5 Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.