Krita 4.4.5 é a última versão de correção antes do Krita 5.0

O software de desenho digital Krita acaba de lançar a última versão com correções antes da chegada da versão 5.0. Sendo assim, o novo Krita 4.4.5 acaba de ser anunciado pela Krita Foundation como a quinta e última atualização de manutenção nas séries 4.4 e 4.x deste software de pintura digital de código aberto, multiplataforma e gratuito.

O Krita 4.4.5 chega cerca de dois meses e meio depois do Krita 4.4.3. Interessante é que não houve o lançamento da versão Krita 4.4.4. Esta de agora traz algumas novidades importantes voltadas, principalmente, para os artistas digitais. A primeira mudança interessante é o fato de incorporar um monte de correções de bugs para tornar a série Krita 4.4 mais estável e confiável.

A segunda boa notícia é que esta parece ser a última versão de correção de bugs da série Krita 4.4 e da série Krita 4.x, já que a equipe de desenvolvimento planeja revelar a próxima série nas próximas semanas. Assim, o Krita 5.0 deverá ser uma grande atualização com vários novos recursos.

Krita 4.4.5 é a última versão de correção antes do Krita 5.0

Krita 4.4.5 é a última versão de correção antes do Krita 5.0

Enquanto isso, o Krita 4.4.5 está aqui para adicionar suporte OpenGL ES para a porta ARM Linux, corrigir uma falha que ocorreu na paleta pop-up ao usar a escala de 125%, resolver uma falha com a ferramenta de corte, remover o formato de imagem JPG do lista de formatos de imagem de área de transferência suportados e conserta o gerador de quicklook.

Ele também corrige uma falha que ocorreu durante a importação de um perfil ICC quebrado, melhora a ferramenta Transform (Shear) para usar o pivô, corrige uma corrupção de dados que ocorreu ao pressionar o atalho de teclado Ctrl + Z enquanto a ação de corte estava ativa e corrige o zoom da paleta na ferramenta Preenchimento lento.

Também corrigido no Krita 4.4.5 está a fórmula de conversão de cores xyYtoXYZ, atualizações nas janelas de encaixe Canais e Histograma, multi-threading no widget Histograma, suporte HiDPI para visualizações de tela na janela de encaixe Histórico de desfazer, exportação de linha de comando, bem como suavidade do modo Free Transform.

Outras alterações

O Krita 4.4.5 melhora o suporte de compilação para o GCC 11. Claro, existem várias outras correções de bugs incluídas nesta versão para tornar a série do Krita 4.4 mais estável e confiável, então verifique o changelog completo para mais detalhes.

Você pode baixar o Krita 4.4.5 agora mesmo do site oficial como um binário universal AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada. Um Ubuntu PPA, um aplicativo Flatpak e instruções do Gentoo também são fornecidos, junto com o código-fonte.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.