Kernel Linux 5.9 chega ao fim da vida útil

Kernel Linux 5.9 chega ao fim da vida útilO desenvolvedor Greg Kroah-Hartman anunciou hoje que a série do kernel Linux 5.9 atingiu o fim da vida útil. Assim, a recomendação a todos os usuários é que migrem para a série do kernel Linux 5.10 LTS o mais rápido possível.
Lançada há apenas dois meses, a série do kernel Linux 5.9 recebeu hoje sua última atualização de manutenção com a versão 5.9.16. O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org. Este é, portanto, o ÚLTIMO kernel 5.9.y a sair, a menos que algo realmente estranho aconteça.

Kernel Linux 5.9 chega ao fim da vida útil

Kernel Linux 5.9 chega ao fim da vida útil
Então, aeles recomendam a imediata atualização para a série do kernel 5.10.y neste momento, pois o branch 5.9.y agora está em fim de vida, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão.
O kernel Linux 5.10 é uma versão LTS (Long-Term Support), o que significa que receberá suporte por pelo menos alguns anos. Foi lançado na semana passada em 13 de dezembro e já recebeu duas atualizações de manutenção, sendo a versão mais recente no momento da escrita 5.10.2.
Além de ser uma série de kernel com suporte de longo prazo, o que já é um bom motivo para atualizar o kernel Linux 5.9, o kernel Linux 5.10 LTS apresenta vários novos recursos e melhorias .

Os destaques incluem:

latência reduzida de operações de vários arquivos para o sistema de arquivos EXT4;
aumento de desempenho para operações fsync () para o sistema de arquivos Btrfs;
suporte para a arquitetura RISC-V para inicializar em sistemas EFI;
programas BPF;
bem como a capacidade de transmitir dados em vários fluxos simultaneamente.

Além disso, existem vários outros aprimoramentos, bem como drivers atuais e novos para o melhor suporte de hardware possível. Como tal, todos os fornecedores de SO Linux são recomendados a adotar a série de kernel Linux 5.10 LTS para suas distribuições GNU/Linux o mais rápido possível, agora que o Linux 5.9 atingiu o fim de sua vida útil. O kernel do Linux 5.10 LTS está disponível para download em kernel.org.
9to5 Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!