Kernel Linux 5.14 lançado como versão estável

Não houve surpresas e como já estava sendo cogitado, Linus Torvalds promoveu o Linux 5.14 a estável ao fornecer os recursos mais recentes, suporte de hardware e outras melhorias antes dos lançamentos de distribuição do Linux no outono de 2021. Portanto, a versão estável do kernel Linux 5.14 saiu dentro do prazo previsto, já que o desenvolvimento do mesmo ocorreu de forma tranquila durante todo o trabalho.

Consulte a lista de recursos do Linux 5.14 para obter uma lista abrangente das mudanças nesta nova versão do kernel. Alguns dos destaques do Linux 5.14 incluem suporte a agendamento de núcleo, suporte a áreas de memória secreta com MEMFD_SECRET, ativação contínua em torno do suporte gráfico Intel Alder Lake, Yellow Carp e Beige Goby AMD, suporte a laptop AMD SmartShift, suporte Raspberry Pi 400 e muito mais. O Linux 5.14 tem a mistura usual de suporte a novo hardware, melhorando os recursos existentes e adicionando outras inovações do kernel.

Kernel Linux 5.14 lançado como versão estável

Kernel Linux 5.14 lançado como versão estável

Este lançamento do kernel Linux 5.14 vem poucos dias após o 30º aniversário de Torvalds anunciando o kernel Linux. Linus Torvalds escreveu no anúncio do Linux 5.14 de deste final de semana:

Então, eu percebo que todos vocês ainda devem estar ocupados com todas as festas de gala e bailes elegantes e todos os outros eventos do 30º aniversário, mas em algum momento vocês devem estar cansados do brilho constante, dos fogos de artifício e o champanhe. Aquele vestido de baile ou fraque também não é a coisa mais confortável. As celebrações ainda vão continuar por mais algumas semanas, mas vocês todos podem precisar de um fôlego. E quando isso acontecer, eu tenho apenas a coisa para você – um novo lançamento de kernel para testar e desfrutar. Porque 5.14 está aí, apenas esperando que você chute os pneus e se lembre do que são todas as festividades.

Porém, esta versão em homenagem aos 30 anos do Linux está pronta. Porém, nem deu tempo de parar, uma vez que os trabalhos em torno do Linux 5.15 já começaram, com a janela de mesclagem sendo aberta hoje. O Linux 5.15 já está com muitas mudanças interessantes planejadas.

Alguns dos recursos que você verá no Linux Kernel 5.14:

Suporte para VirtIO-IOMMU em x86 junto com suporte AArch64.Suporte para invariância de frequência ACPI CPPC CPUFreq.Carregado com driver de vídeo Microsoft Hyper-V.Suporte ao Raspberry Pi 400 com o kernel da linha principal.Suporte para botão de seleção/compartilhamento do Microsoft Xbox One Controller.Suporte de exibição de 16 bpc para AMDGPU.Suporte para upstreaming de núcleo soft CPU Microwatt POWER.Suporte ao driver Hantro VPU para o decodificador G2.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!