Kernel Linux 5.10 LTS lançado oficialmente

Kernel Linux 5.10 LTS lançado oficialmenteKernel Linux 5.10 LTS lançado oficialmenteDentro do prazo previsto, acaba de sair oficialmente o novo Kernel Linux 5.10 LTS, cheio de novidades. O anúncio ocorreu em comunicado do próprio Linus Torvalds. Assim, o novo Kernel traz possui inúmeros novos recursos, melhorias, bem como drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware. Tudo isso após a sétima versão de desenvolvimento, ou release candidate.
A maior novidade fica por conta mesmo do suporte a longo prazo. Esta versão do Linux 5.10 LTS terá manutenção por, pelo menos, mais 5 anos. Outros destaques do kernel incluem:

suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5;
suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2;
o suporte para o protocolo de transporte CAN ISO 15765-2: 2016;
o suporte para o protocolo multicast IGMPv3/MLDv2;
e suporte para enclaves Amazon Nitro.

Kernel Linux 5.10 LTS lançado oficialmente

Kernel Linux 5.10 LTS lançado oficialmente
O sistema de arquivos EXT4 agora vem com um modo de “commits rápidos” que reduz drasticamente a latência de operações de vários arquivos, o sistema de arquivos ZoneFS tem uma nova opção de montagem chamada explicit-open e o sistema de arquivos OverlayFS agora pode ignorar todas as formas de fsync ( ).
O Linux 5.10 LTS também introduz a capacidade da arquitetura MIPS de inicializar kernels compactados Zstd (ZStandard), a capacidade de transmitir dados em vários fluxos simultaneamente e o suporte para o hipervisor KVM adiar a um processo de espaço do usuário para lidar com acessos a MSRs desconhecidos (registros específicos do modelo).
Além disso, o sistema de arquivos Btrfs recebeu um aumento de desempenho para operações fsync (), e há um novo recurso SEV-ES que expande o SEV (Secure Encrypted Virtualization) da AMD para criptografar os registros do processador do convidado para que o host não possa acessá-los com a exceção quando o convidado os compartilha explicitamente.

Mais mudanças

Entre outras mudanças dignas de nota, o subsistema io_uring recebeu suporte para criar anéis restritos, a chamada de sistema pidfd_open () ganhou suporte para criar descritor de arquivo sem bloqueio e mais problemas de “ano-2038” foram resolvidos no sistema de arquivos XFS.A arquitetura RISC-V também foi aprimorada e agora é capaz de inicializar em sistemas EFI.
Por último, mas não menos importante, o Linux 5.10 LTS apresenta vários aprimoramentos para programas BPF, como a capacidade de ‘dormir’ durante a execução e acessar variáveis ??por CPU.
Por outro lado, existem vários drivers novos e atualizados que adicionam suporte para novos componentes de hardware, e também há muitas melhorias e correções de bug ocultas para tornar o kernel do Linux mais estável e confiável.
Do mesmo modo, um changelog completo está disponível para mais detalhes. Você pode baixar o kernel 5.10 LTS do Linux agora mesmo no site kernel.org. No entanto, sendo uma série com suporte de longo prazo, muitos outros recursos chegarão em breve nos repositórios de software estáveis. Assim, o novo Kernel deve estrear em breve em várias distribuições GNU/Linux populares.
Conheça 10 recursos interessantes do Linux 5.10

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!