KDE Plasma 5.22 lançado com melhorias no suporte Wayland e na usabilidade

Depois de muita espera e expectativas, finalmente tivemos nesta terça-feira (08/06) a estreia do ambiente de trabalho KDE Plasma 5.22. Assim, o novo KDE Plasma 5.22 foi lançado com melhorias no suporte Wayland e na usabilidade. O grande lançamento do Plasma 5.22 para desktop do KDE está agora disponível, com o amadurecimento do suporte ao Wayland continuando a ser um dos grandes focos do projeto.

O KDE Plasma 5.22 traz um suporte muito melhor ao Wayland – “largamente melhorado”, como a versão beta 5.22 expressou. Agora há:

suporte para atualização de taxa variável (VRR)/Adaptive-Sync no Wayland;maximização vertical/horizontal agora trabalhando com KWin Wayland;suporte a miniaplicativo de menu global em Wayland;suporte para atividades e muitas outras melhorias e correções gerais.

O suporte geral do Wayland é muito mais polido e quase igual ao suporte do servidor X.Org.

KDE Plasma 5.22 lançado com melhorias no suporte Wayland e na usabilidade

KDE Plasma 5.22 lançado com melhorias no suporte Wayland e na usabilidade

O desempenho para jogos com o KDE Plasma no Wayland também deve ser melhor com o suporte de digitalização direta para janelas em tela inteira. Completando a diversão gráfica com este lançamento, também está o suporte para conexão automática de GPU no Wayland para KWin, como se estivesse usando uma GPU externa ou um adaptador de vídeo USB.

O KDE Plasma 5.22 também oferece transparência de painel adaptável para o painel e wigets, melhorias de notificação da área de trabalho, o Plasma System Monitor substituiu o KSysGuard como o aplicativo de monitoramento de sistema padrão e uma variedade de outras melhorias.

https://cdn.kde.org/promo/Announcements/Plasma/5.22/Teaser_lo.webm

Outros detalhes

Os destaques do lançamento do KDE Plasma 5.22 incluem a implementação do novo aplicativo Plasma System Monitor introduzido no lançamento do KDE Plasma 5.21 como o aplicativo de monitoramento do sistema padrão e um substituto para o aplicativo KDE System Guard, também conhecido como KSysGuard.

Outra mudança importante neste lançamento é o novo recurso de transparência do painel adaptável que promete ajudá-lo a tornar o painel e os widgets do painel mais transparentes. Além disso, o KDE Plasma 5.22 tem um ótimo suporte geral ao Wayland, especialmente para atividades e suporte para pesquisar itens de menu do miniaplicativo de Menu Global.

As configurações do sistema foram atualizadas para permitir que você desabilite as atualizações offline em distribuições GNU/Linux que as habilitam por padrão, como o KDE Neon, ou para permitir que você as habilite em distribuições que não oferecem esse recurso. Também nas configurações do sistema, há grandes melhorias na acessibilidade e navegabilidade do teclado.

Saiba mais sobre a atualização brilhante do Plasma 5.22 na página de lançamento do KDE.org.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)