KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPI

KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPIO KDE Project acaba de anunciar o lançamento do KDE Plasma 5.18.6 LTS. Pela numeração, vemos que se trata da sexta atualização regular desta versão com suporte de longo prazo do ambiente de desktop. Ele vem quase cinco meses após a versão do KDE Plasma 5.18.5. Ao todo, possui 36 mudanças importantes. Todas elas trazem melhorias importantes em componentes e aplicativos. Entre as principais novidades, o KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPI. Tudo isso para garantir mais estabilidade, segurança e confiabilidade.

Os destaques desta versão incluem ícone aprimorado da bandeja do sistema da Plasma Networks para não aparecer mais em branco quando as conexões do WireGuard VPN estiverem ativas. Da mesma forma, os pop-ups de notificação ficaram totalmente visíveis na tela de bloqueio no Wayland. Além disso, a alteração do atalho de teclado Ctrl + D não move mais os itens selecionados da área de trabalho diretamente para a lixeira.

O suporte HiDPI também foi aprimorado nesta versão para fazer com que vários Task Switchers não padrão tenham o tamanho certo ao usar a escala fracionária. Além disso, o KDE Plasma 5.18.6 melhora o gerenciador de pacotes Discover para evitar a abertura no login se houver uma restauração de sessão em uso, confirmar uma ação de reinicialização com o usuário e melhor suporte Fwupd para atualizações de firmware.

KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPI

KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPI

Entre alguns dos bugs corrigidos nesta atualização, há um problema que pode ter feito com que os painéis do Plasma fossem desenhados incorretamente na parte superior das janelas do jogo em tela cheia, um problema com menus de contexto perdidos de vários itens da bandeja do sistema, bem como um problema com os eventos do calendário não sendo exibidos a princípio.
A janela KWin e o gerenciador de composição receberam mais atenção nesta atualização. Assim, vários problemas do X11 desapareceram. No entanto, eles também adicionaram:

suporte Qt 5.15 para a decoração Plastik;
recorte de janela adequado;
suporte para pegar todos os modificadores de teclado possíveis para comandos de janela.

Então, se quiser saber mais detalhes incluídos no KDE Plasma 5.18.6 LTS consulte o changelog completo. Aguarde os repositórios oficiais de sua distribuição Linux atualizarem esta versão nos próximos dias.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!