KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcações

KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcaçõesKDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcaçõesOs aplicativos que fazem parte do KDE acabam de receber mais uma atualização importante. O KDE Applications 20.12 estreia com muitas novidades, entre elas, a nova versão do Spectacle que permite fazer marcações. O anúncio do lançamento pode ser conferido aqui. Importante que desde a chegada desta versão, em agosto, já houve outras três atualizações além desta.
KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcações
Então, a maior novidade do KDE Applications 20.12 é mesmo em relação ao Spectacle. Este app  adicionou uma opção que nos permitirá fazer anotações nas capturas. Isso transforma a ferramenta de captura do KDE em um obturador completo, já que muitos de nós usamos esse programa mais para editar do que para fazer capturas, já que qualquer sistema nos permite capturar a tela por padrão. O que destaca o novo Spectacle é que ele já é o aplicativo padrão para capturas nas edições do KDE de diferentes sistemas operacionais, por isso teremos tudo em um “pronto para usar”.

KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcações e mais:

KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcações

O Kontact melhorou a experiência de sincronização com o Google e agora não usa o navegador integrado para fazer login. Um novo plug-in também foi incluído, o que permite definir configurações em várias pastas de correio ao mesmo tempo. Além disso, também suporta o serviço EteSync;
O Kleopatra agora suporta mais tipos de cartões inteligentes.
O Akonadi recebeu diferentes melhorias, como suporte para compressão LZMA.
A barra de endereços do Dolphin agora está na barra de ferramentas e o próprio Dolphin oferece suporte a telas sensíveis ao toque.
O Konsole agora inclui uma barra de ferramentas configurável.
Várias melhorias no Konversation.
Spectacle inclui um novo editor que nos permite adicionar setas, emoticons, texto e desenhar à mão livre em nossas capturas.

Além disso, tem mais:

O KDE Connect agora permite que você baixe as conversas parte por parte para carregá-las com mais rapidez e eficiência.
Elisa, um reprodutor de música compacto, agora permite alterar o esquema de cores do aplicativo independentemente do esquema de cores do sistema. Agora também nos permite escolher qual visualização mostrar quando o aplicativo iniciar.
Ark, o utilitário de compactação do KDE, agora oferece suporte a arquivos com compactação zstd.
Gwenview, um visualizador avançado de imagens e videoclipes, agora tem a opção de não reproduzir vídeos automaticamente no modo de navegação.
Kate é uma editora de texto rica em recursos. O File Explorer do Kate agora possui um item de menu Abrir com em seu menu de contexto.
Filelight nos mostra visualmente quanto espaço cada pasta e arquivo ocupa em seus discos. Filelight agora vem com uma função para salvar a visualização atual como um arquivo SVG.
Os assistentes Nextcloud e Owncloud do KDE agora têm visuais revisados na página Contas online das Preferências do sistema.
KAlarm, um programador pessoal de alarmes, comandos e mensagens de e-mail, agora tem a opção de usar o sistema de notificação para exibir mensagens de alarme. Você também tem a opção de nomear os alarmes para facilitar a identificação.

Em breve na sua distribuição Linux favorita

KDE Applications 20.12 estreia com nova versão do Spectacle que permite fazer marcações
O KDE Applications 20.12 existe somente em forma de código. Nas próximas horas ou dias eles começarão a chegar às diferentes distribuições Linux. Assim, a estreia deve ocorrer com o KDE Neon.  Esta distribuição usa o modelo de desenvolvimento Rolling Release. Por outro lado, os usuários do Kubuntu + Backports PPA terão que esperar pelo menos a v20.12.1. Do mesmo modo, é possível instalar alguns desses aplicativos do Flathub, Snapcraft ou da página oficial do projeto.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)