Janela de mesclagem do Linux 5.13 é iniciada com aprimoramentos do Microsoft Surface

Janela de mesclagem do Linux 5.13 é iniciada com aprimoramentos do Microsoft Surface
Após o lançamento do Linux 5.12 neste final de semana, a janela de mesclagem do Linux 5.13 está oficialmente aberta. Uma das primeiras solicitações de pull dessa nova janela de mesclagem é para as atualizações de drivers de plataforma-x86, que abrangem principalmente melhorias de suporte de driver de laptop Intel/AMD Linux e outros drivers de plataforma x86 relacionados.

Hans de Goede da Red Hat submeteu o trabalho dos drivers da plataforma x86 para Linux 5.13. Notavelmente, essa solicitação de pull inclui muito trabalho em laptops Microsoft Surface. Sendo assim, agora existe o driver Microsoft DTX para o Surface “Detachment System” para o manuseio de laptop e tablet. Portanto, agora está funcionando com suporte para teclado e touchpad em laptops Microsoft Surface mais recentes. Assim, agora, obter o touchpad e teclado funcional em dispositivos Microsoft Surface mais novos no Linux exigiu um código fora da árvore, mas agora tudo deve estar funcionando bem com o Linux 5.13+.

Janela de mesclagem do Linux 5.13 é iniciada com aprimoramentos do Microsoft Surface

Janela de mesclagem do Linux 5.13 é iniciada com aprimoramentos do Microsoft SurfaceO Surface Duo é o primeiro smartphone Android da Microsoft e a empresa decidiu mantê-lo exclusivo para os Estados Unidos. Imagem: Microsoft.

Também significativo é o suporte ao Perfil de Plataforma para laptops Microsoft Surface, para que os usuários possam definir suas preferências de energia e desempenho para alterar o comportamento do sistema, estejam eles buscando melhor desempenho ou vida útil da bateria. Essas melhorias do Microsoft Surface para Linux continuam a ser hackeadas pela comunidade com o esforço liderado por Maximilian Luz.

Além do suporte ao perfil de plataforma para dispositivos Microsoft Surface com Linux 5.13, este kernel agora também oferece suporte ao perfil de plataforma HP para laptops HP mais recentes. Este suporte baseia-se no código de perfil de plataforma adicionado no Linux 5.12 e agora cada vez mais com suporte de diferentes fornecedores de laptop.

Outra melhoria que deve chegar

Outra adição notável com esta solicitação de pull para o kernel 5.13 é o driver de temperatura Gigabyte WMI que permite que os sensores de temperatura funcionem em uma placa-mãe Gigabyte mais recente para o consumidor.

Completando esse pull de drivers de plataforma x86 estão as melhorias do driver Intel PMC para Tiger Lake e Alder Lake, juntamente com várias outras correções de bug. A lista completa de patches pode ser encontrada nesta solicitação de pull.

Kernel Linux 5.12 lançado com uma semana de atraso

Com uma semana de atraso, o kernel Linux 5.12 está disponível para download. Havia uma grande expectativa de que ele tivesse saído na semana passada. Porém, devido ao tamanho e outros problemas de última hora, o desenvolvedor Linus Torvalds resolveu adiar o lançamento oficial para que fossem realizados novos testes. Confira em nosso site outros detalhes sobre o kernel que acaba de sair.

Via Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.