James Gosling, o pai do Java, falou sobre as origens da linguagem de programação

James Gosling, o pai do Java, falou sobre as origens da linguagem de programaçãoJames Gosling, o pai do Java, conversou com o pesquisador Lex Fridman sobre as origens da linguagem de programação e suas motivações para criar uma linguagem que seria usada em dezenas de bilhões de dispositivos.
Gosling projetou a linguagem de programação Java 25 anos atrás enquanto trabalhava na Sun Microsystems. Em 2009, o Java seria um dos principais motivos pelos quais a Oracle adquiriu a Sun. De acordo com a Oracle, hoje existem 51 bilhões de Java Virtual Machines (JVMs) ativas globalmente.

James Gosling falou sobre as origens do Java

Porém, muito antes da aquisição pela Oracle, Gosling disse que ele e uma equipe da Sun se preocupavam com a existência de coisas acontecendo no universo da computação que a indústria da computação estava perdendo, o que se tornaria a Internet das Coisas. Ele disse:
Era tudo sobre o que estava acontecendo em termos de hardware de computação, processadores e rede que estavam fora da indústria de computação.
Desde os primeiros vislumbres de telefones celulares até […] sistemas de controle de processo em fábricas e todos os tipos de equipamento de áudio e vídeo.
Todos eles tinham processadores, todos faziam coisas com eles e parecia que havia algo acontecendo que precisávamos entender.
James Gosling, o pai do Java, falou sobre as origens da linguagem de programaçãoGosling projetou a linguagem de programação Java 25 anos atrás enquanto trabalhava na Sun Microsystems.
Gosling diz que sua equipe fez várias viagens por volta de 1990 para visitar a Toshiba, Mitsubishi e Sony no Japão; Samsung e várias outras empresas sul-coreanas; e foi “por toda a Europa” para visitar empresas como Philips, Siemens e Thomson. Ele lembra:
Uma das coisas que surgiram foi que eles estavam fazendo todas as coisas usuais de computador que as pessoas faziam 20 anos antes.
Eles estavam reinventando as redes de computadores e cometendo todos os erros que as pessoas da indústria de computadores cometeram.
Ele percebeu que a indústria de eletrônicos de consumo e a indústria de computadores tinham uma visão muito diferente dos clientes, o que ajudou a informar como ele projetaria o Java.
Em 2011, Gosling teve uma breve passagem pelo Google após a aquisição da Sun pela Oracle. Gosling disse:
Estou feliz que [o Google usou o Java no Android]. Java funcionava em telefones celulares há alguns anos e funcionava muito, muito bem.
Passei a acreditar que não importava o que o Android fizesse, ele iria explodir.
Fonte: ZDNET
Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal

NetBeans 12.0 lançado com aprimoramentos para TypeScript, PHP 7.4 e Java 14

Facebook cria o TransCoder AI capaz de converter código entre Java, Python e C ++

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!