Já está no ar o primeiro repetidor DMR da Paraíba

Por Alisson, PR7GA



A Paraíba acaba de entrar no mundo do Digital Voice. Acaba de ser instalado o primeiro repetidor digital da Paraíba. Integrando a rede DMR Brandmeister, o equipamento já pode ser sintonizado pelos colegas que possuem equipamento digital DMR. 

Instalado na capital João Pessoa no QTH do PR7PB, Enoque, o repetidor tem o indicativo de chamada PR7DMR e opera na frequência de 439,200 MHz, DUP -, como todos os repetidores para a faixa de 70cm. Sua antena está instalada no topo de uma torre de 12 metros o que garantirá cobertura em toda João Pessoa.


Leia o relato enviado ao QTC da ECRA pelo Flávio PU7FMO:

Um pouco sobre a repetidora PR7DMR:

Os colegas PU7FMO (Flávio),  PR7PB (Enoque), PU7FJD (João do Módulo) e PU7EKM (Wellington) começaram individualmente no modo DMR por meio de Hotspot, alguns no início de 2019 e outros em meados de 2020 em João Pessoa. A partir de vários QSOs e testes em modos digitais com os colegas PR7PB, PU7FJD e PU7EKM no final de 2020 o Flávio (PU7FMO) alimentou a ideia de montar um repetidor DMR que atendesse a capital Paraibana.

A partir de pesquisas, e seguindo o manual disponível no site da DV Brasil, e com a importante ajuda do colega Fábio (PY2LY), comecei primeiros testes no mês de abril. Inicialmente eu comecei a comprar alguns equipamentos para realizar esse projeto, e contei com a ajuda financeira e com doação de equipamentos dos colegas no início de 2021 para tirar o projeto do papel.

A repetidora foi construída com 2 rádios UHF motorola pro5100 + raspberry pi3 e duplexador, além de fonte 20A e Antena 3×5/8 para UHF em torre de 12m de altura. Finalizamos os ajustes no início de Julho e subimos a antena ontem, 10/07/21, com a ajuda do Enoque (PR7PB), João (PU7FJD), eu (PU7FMO) e Assunção (PR7LH). A primeira transmissão teste ocorreu no dia 27/06/21, após ajustes de TX e RX com ajuda do Fábio PY2LY remotamente.
Colaboraram no projeto os colegas PU7EKM, PR7PA, PU7FJD, PR7PB, PU7FMO e PR7LH. Já temos também a doação do colega PR7BCP de mais alguns módulos para a torre, que em breve terá mais 9m de altura.



Para receber o repetidor, é necessário ter um equipamento DMR. Não é possível ouvir nem muito menos utilizar o repetidor com um equipamento analógico comum. No máximo, ouviríamos algo como no vídeo abaixo:

Já com um rádio digital, ouve-se perfeitamente a modulação:

Já para operar o repetidor, além do rádio, é preciso configurá-lo e, como toda rede digital, ter cadastro na rede DMR, o que qualquer radioamador interessado poderá fazer gratuitamente no endereço https://www.radioid.net/account/login#!


Até algum tempo atrás, rádios digitais eram bem caros e difíceis de encontrar, mas atualmente, com a popularização dos equipamentos de fabricantes chineses, é possível adquirir rádios portáteis (HTs) por valores comparáveis a equipamentos analógicos. 

No quesito desempenho, é sabido e provado que a modulação digital é muito mais eficiente que a analógica, pois permite o aproveitamento de sinais fraquíssimos, mesmo quando não conseguimos ouvir nada, caso estivesse sendo utilizada a modulação analógica. Ou seja, com um equipamento digital, o alcance é bem maior em relação ao analógico, dadas as mesmas condições.

Assim, a inauguração do repetidor PR7DMR é um convite para todos os colegas paraibanos a tentarem alcançá-lo, como também aqueles dos estados vizinhos. Desafiamos a todos a tentarem acionar e utilizar o repetidor. Em breve, divulgaremos um CERTIFICADO que o QTC da ECRA oferecerá a todos aqueles que conseguirem acionar e modular pelo novo repetidor. Aguarde!

Para saber mais a respeito da rede DMR/BM e também sobre o mundo dos rádios digitais/DV, visite o site da rede Brandmeister Brasil em https://www.ham-dmr.com.br/.

Parabéns aos colegas pelo pioneirismo e VIVA O RADIOAMADORISMO!
Veja algumas fotos dos bastidores da instalação do novo repetidor:


Flávio PU7FMO e Enoque PR7PB na bancada de testes



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)