ISS: Falha num cabo coaxial força o desligamento da repetidora crossband

Por Alisson, PR7GA

Infelizmente, a repetidora crosband da Estação Espacial Internacional, a ISS, da qual já falamos aqui no QTC da ECRA e tem feito a festa dos radioamadores ao redor do planeta, foi desligada indefinidamente. O sistema também permitia o contato dos astronautas com escolas ao redor do mundo. Em recente comunicado publicado no site da ARISS, o diretor executivo da organização, Frank Bauer anunciou que uma troca do cabo coaxial que conecta o rádio à antena externa falhou.

Segundo o comunicado, no dia 27/01/2021, uma caminhada espacial (chamada tecnicamente de “EVA”) foi feita no exterior da ISS para conectar cabos de comunicação com o recém instalado módulo Bartolomeu. Na operação, os astronautas também trocaram o cabo coaxial originalmente instalado em 2009 que interliga o rádio dentro da ISS com a antena externa. O novo cabo conta com quatro conexões de RF, em comparação com as duas conexões do cabo antigo. O objetivo foi permitir a utilização da antena de forma compartilhada entre a ARISS e mais três outros usuários.

Após a instalação com sucesso, a equipe reiniciou o rádio e iniciou os testes, mas não obteve resposta em terra do repetidor crossband. O modo foi então mudado para repetidor APRS, mas novamente sem sinal. Mais tarde, o sistema seria utilizado para um contato com uma escola, mas novamente nenhum sinal foi copiado o que levou ao cancelamento deste contato.

Ainda no comunicado da ARISS, Frank Bauer disse que “Claramente, existe um problema [com o cabo]. Precisamos investigar mais. Pode ser algo relacionado com o novo cabo RF externo que foi instalado durante o EVA de ontem. Também pode ter algo a ver com a conexão e desconexão do cabo coaxial interno (RF). Por isso, o cabo interno não pode ser descartado ainda. A equipe tirou fotos do cabo coaxial e do conector conectado ao rádio da ARISS dentro da ISS. Como o cabo externo é um cabo [do módulo] Bartolomeo e não um cabo ARISS, estamos trabalhando com a ESA e a NASA para tentar achar uma solução.”

Por conta do problema, as atividades desempenhadas pelo novo sistema de rádio, do qual falamos aqui no QTC da ECRA, tiveram de ser suspensas indefinidamente, o que inclui o repetidor de voz, APRS e os contatos com escolas. Porém, para que o problema não afete as atividades da ARISS com os estudantes, Frank disse que foi feito um pedido ao chefe da equipe ARISS russa para que esses contatos possam ser feitos temporariamente com o rádio do módulo de serviço, o qual é utilizado, por exemplo, nos eventos de transmissão de imagens SSTV pelos russos.

Essas são as notícias recebidas até agora. Caso algo mais seja divulgado, informaremos.






Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.