iPhones antigos do programa de troca da Apple: Saiba o que acontece com eles de verdade!

Rate this post

Apple lançou um programa de trocas que vem ganhando forças especialmente nos EUA. A troca estimula a compra de um novo iPhone pelos fãs da empresa. É hábito dos admiradores da empresa a troca de aparelhos quase que anuais, e pelo alto valor do preço, muitos optam por dar o iPhone antigo em troca de um desconto, que não é tão bom assim.

Mais de um terço dos clientes da Apple Store fazem parte do programa, e com isso muitos usuários Apple ficaram com uma pergunta sem resposta.

Programa iPhone para sempre do Itaú e trocas no Magazine Luiza!

No Brasil, o Apple GiveBack ainda não existe. No entanto, há programas semelhantes e fazem a mesma coisa. Dentre eles é o iPhone para Sempre do Itaú. No entanto, não se iluda, o preço praticado pelo Itaú não tem nada de desconto ou menor preço, mas é sabido que a empresa segue os mesmos princípios que a Apple em relação ao recondicionamento.

Além disso, há lojas como Magalu que pegam os iPhones e smartphones de outras marcas e fazem a venda para assistências técnicas ou lojas de trabalham com telefones semi-novos ou recondicionados. Um detalhe, sempre que devolver o seu iPhone, remova todos os seus dados pessoais e sua conta iCloud, e pode receber uma ligação da assistência que comprá-lo pedindo essas informações. Digo isso, pois de maneira particular, isso já aconteceu comigo.

O fato é que fiz uma troca de aparelho com defeito no Magalu, e o meu telefone foi parar em uma assistência técnica. Por sua vez, a assistência entrou em contato pedindo para eu remover o telefone do meu iCloud. Mas, só chegaram até mim pois eles descobriram os meus contatos de emergência e fizeram ligações para todos eles para tentar me encontrar.

Bom, vamos voltar para o caso das trocas Apple!

Porque a Apple quer os iPhones antigos?

Primeiro é preciso explicar um detalhe. O programa para trocar seu iPhone antigo por um novo começou em 2013, justamente quando a Apple teve um prejuízo após uma década de lucros. Mas, a Apple reforçou este programa em 2017, quando lançou o iPhone X.

E assim, a Apple conseguiu resolver dois problemas, a desaceleração de vendas do iPhone. Essa queda nas vendas, deu-se pelo fato de que os clientes do iPhone resolveram esperar um pouco mais para trocar de iPhone. Afinal, a Apple não só no Brasil, mas pelo mundo todo, aumenta o preço a cada ano.

Mas o que a Apple faz com os iPhones antigos do programa de troca?

Reciclagem de iPhones do programa de trocas da Apple. Apple BackGive.

Se os iPhones recebidos nos programas de trocas estiverem em bom estado, eles apenas arrumam as possíveis avarias e revendem em mercados emergentes. Quando falamos em mercados emergentes estamos falando da Índia, África e América Latina. Com isso, é muito importante lembrar que nós brasileiros estamos na América Latina. Com este programa, a Apple pode ter uma competição segura no mercado de smartphones usados.

Na prática, a Apple vende um só aparelho duas vezes. Com isso, o investimentos que a empresa teria que fazer para fabricar um novo iPhone cai pela metade, ou é quase zero.

E se o iPhone antigos do programa de trocas Apple estiver em más condições?

iPhones antigos do programa de troca da Apple: Saiba o que acontece com eles de verdade!

Se o participante do programa de trocas da Apple estiver com um seu iPhone em más condições, o aparelho será apenas reciclado. A Apple possui um robô, criado pela própria companhia, que faz todo esse trabalho. O robô é chamado Daisy e ele consegue desmontar 200 iPhones por hora. Assim, durante este processo ele recupera materiais recicláveis deixados em aterros sanitários.

Em que a Apple lucra com o programa de trocas do iPhone?

Em tudo, talvez seja a resposta mais precisa. Como resultado a Apple não precisar extrair materiais da terra. Além disso, a Apple não vem atingindo a meta prevista de reutilizar materiais raros, e acredita que pode chegar a tão sonhada meta agora com o iPhone 13.

Conclusão sobre o programa de trocas Apple

Não dá para negar que trocar o seu iPhone antigo por um novo participando do programa de trocas de Apple beneficia o cliente e a empresa. O cliente porque é possível comprar um novo iPhone com o preço mais barato, a Apple porque a empresa aumenta o seu faturamento. Além disso, e o mais importante, a Apple também ajuda o meio ambiente ao recondicionar os iPhones, fazendo com que o uso do smartphone atinga o seu potencial antes de ser reciclado.

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!