Internet teve vários problemas na semana passada

Internet teve vários problemas na semana passadaFoi uma de semana daquelas para quem precisa de internet para tudo, ainda mais em tempos de pandemia. O Outlook falhou por algumas horas no início da semana e o Twitter perdeu o controle de algumas contas de famosos. E para completar a semana que passou, o Cloudflare, principal serviço de rede de entrega de conteúdo (CDN) e sistema de nomes de domínio (DNS), teve uma grande falha de DNS. Com isso, dezenas de milhões de usuários encontraram seus serviços de Internet com falhas.
Na época, havia a preocupação de que a própria internet dos EUA estivesse sendo atacada. O verdadeiro problema era muito mais simples. O suporte técnico da Cloudflare informou:
Esta tarde, vimos uma interrupção em algumas partes da nossa rede. Não foi o resultado de um ataque. Parece que um roteador em nosso backbone global anunciou rotas ruins e fez com que algumas partes da rede não estivessem disponíveis. Acreditamos que abordaram a causa raiz e os sistemas de monitoramento quanto à estabilidade agora.

Internet teve vários problemas na semana passada

Internet teve vários problemas na semana passada
Há até um ditado nos círculos de administração de rede que quando algo dá errado na rede, “é sempre culpa do DNS”. Nesse caso,foi isso mesmo. Era DNS. Especificamente, os sites que usam hospedagem DNS do Cloudflare e qualquer pessoa que use o serviço de resolução de DNS 1.1.1.1 gratuito do Cloudflare foram retirados da Web por cerca de meia hora. John Graham-Cumming, CTO da Cloudflare, explicou em uma postagem no blog:
A interrupção ocorreu porque, enquanto trabalhava em um problema não relacionado com um segmento do backbone de Newark a Chicago, nossa equipe de engenharia de rede atualizou a configuração em um roteador em Atlanta para aliviar o congestionamento.
Essa configuração continha um erro que fazia com que todo o tráfego em nosso backbone fosse enviado para Atlanta. Isso sobrecarregou rapidamente o roteador de Atlanta e causou falhas nos locais de rede do Cloudflare conectados ao backbone.
O erro consistia em uma única linha de código de configuração. No entanto, isso era mais do que suficiente. Em vez de remover as rotas de Atlanta do backbone, uma pequena alteração começou a vazar todas as rotas do Border Gateway Protocol (BGP) para o backbone. O BGP é o protocolo de gateway externo padronizado usado para trocar informações de roteamento e acessibilidade entre os sistemas autônomos de nível superior da Internet. Usuários médios nunca lidam com isso.

A importância do DNS

Nós, no entanto, trabalhamos com o DNS o tempo todo, mesmo que não tenhamos consciência disso. DNS é a agenda telefônica principal da Internet. Sempre que você digita ou clica em um link da web legível, seu navegador da web chama um resolvedor de DNS para seu endereço IP (Internet Protocol) correspondente.
Do mesmo modo, o DNS não é apenas para navegadores, no entanto. Se ele for executado na Internet – Slack, e-mail, – o DNS funcionará nos bastidores para garantir que todas as solicitações de aplicativos sejam conectadas aos recursos apropriados da Internet. Seja um site, um link de e-mail ou um site FTP, ele possui um endereço IPv4 ou seu endereço IPv6 equivalente, e os 13 servidores raiz principais do DNS rastreiam todos eles. Esses servidores DNS autorizados mantêm os endereços de todos os dispositivos conectados à Internet no mundo. DNS é essencial. Sem ele, não há Internet. Período.
Então, quando o DNS dá errado, o resultado, como acabamos de ver na semana passada, é uma interrupção do trabalho quase completa. Felizmente, essas falhas são raras.

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.