Inatel e Taggen desenvolverão beacon BLE 5.1 com maior precisão

BLE 5.1

A Inatel e a Taggen, especializada em soluções IoT, se aliaram para desenvolver a nova geração do TaggenBeacon na versão BLE 5.1 que já será compatível com a 5G. A parceria inclui ainda o desenvolvimento da nova geração de TaggenGateway, hardware especializado em coleta de dados de dispositivos IoT. O Gateway possuirá um módulo 5G para transmissão das informações.

Para concretizar os projetos, a parceria está recebendo recursos não-reembolsáveis da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii).

Beacons são pequeno dispositivo, que emitem  um sinal intermitente, detectado por um smartphone com Bluetooth. A nova versão dos TaggenBeacon promete elevar em até oito vezes a capacidade de identificação e localização das “coisas” com precisão submetro.

O BLE 5.1 também será habilitado para conexões via Bluetooth, Wi-Fi, 4G LTE, NBIoT e 5G. Por meio da instalação de um conjunto de sensores, o beacon detecta e mensura luminosidade, temperatura, pressão e acelerômetro.

“A nova geração aumentará os segmentos atendidos, como hospitais e agronegócio, proporcionando precisão altamente confiável para o rastreamento, com baixo consumo de energia e custo reduzido para aquisição”, afirmou o gerente comercial da Taggen, Sergio Passaretti. Outra área de destaque que pode se beneficiar dos beacon é a indústria, uma vez que demanda soluções de localização indoor para avançar na Indústria 4.0.

Em 2016, a parceria entre a Embrapii e a Taagen foram responsáveis pela construção de um beacon 100% brasileiro com conectividade bluetooth. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.