IBM comemora 20 anos do Linux on Z e 5 anos do IBM LinuxOne

IBM comemora 20 anos do Linux on Z e 5 anos do IBM LinuxOneA IBM comemora 3 datas importantes nesta semana. A principal delas são os 20 anos do suporte ao Linux on IBM Z. Porém  a empresa também celebra 5 anos do IBM LinuxOne e um ano do Red Hat OpenShift on IBM Z.
É difícil acreditar que já se passaram 20 anos desde que a IBM e a comunidade de código aberto trouxeram o Linux para o IBM Z pela primeira vez, publicou o gerente geral da IBM Z, Ross Mauri.
O Linux no IBM Z diz respeito a uma família de computadores mainframe z/Architecture da série Z900, que agora é usada por mais de dois terços das empresas Fortune 100 para proteger  dados confidenciais.
Foi em 1999, quando a equipe IBM original em Böblingen trouxe a ideia do Linux no mainframe IBM para Linus Torvalds, portando o kernel Linux para a arquitetura S/390. Além disso, publicou a coleção de patches e adições necessárias para habilitar o Linux para IBM System/390.
Começando com Java no final da década de 1990, a IBM viu uma oportunidade de resolver um grande problema no mundo dos negócios – fazer a ponte entre as tecnologias existentes em seus data centers e novos canais de negócios como a Internet.

IBM comemora 20 anos do Linux on Z e 5 anos do IBM LinuxOne

IBM comemora 20 anos do Linux on Z e 5 anos do IBM LinuxOne
Isso foi o começo de um namoro que virou casamento e gerou frutos importantes como as tecnologias mais usadas hoje. É o caso da nuvem, contêineres e virtualização. Assim, em 2015, a IBM anunciou o IBM LinuxONE. São servidores corporativos com Linux.
Finalizando, a empresa também comemora um ano desde que a IBM fez parceria com a Red Hat para promover a nuvem híbrida. Surgia assim a plataforma de aplicativo de contêiner de código aberto Red Hat OpenShift baseada em Kubernetes para IBM Z e LinuxONE. Leia mais detalhes aqui.
Então, para a empresa e seus clientes este é um momento de grandes comemorações.
Red Hat OpenShift está disponível em IBM Z e LinuxONE

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!