Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1

Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1De acordo com um novo boato, a AMD está trabalhando em um rival do chip M1 da Apple. O boato vem do vazador de hardware Mauri QHD; a AMD está trabalhando em duas versões do chip: uma com RAM integrada e outra sem. O protótipo está “quase pronto”.
A Apple sacudiu a indústria de processadores com a chegada de seus Macs com M1, oferecendo excelente desempenho apesar de ser um chip de baixo consumo de energia.

AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1

A AMD explorou a possibilidade de um chip baseado em Arm no passado. Em 2014, surgiram notícias de que ela estava desenvolvendo seu próprio núcleo de CPU ARMv8 de 64 bits personalizado com o codinome K12. Em 2016, a AMD anunciou o K12 Core.
Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1De acordo com um novo boato, a AMD está trabalhando em um rival do chip M1 da Apple. Imagem: Apple.
O projeto seria liderado pelo arquiteto de CPU da AMD, Jim Keller, mas o chip foi arquivado. Em maio deste ano, no entanto, o vazador Komachi Ensaka criou um roteiro da AMD que incluía um “K12 FFX” com uma data de lançamento vaga entre 2017-2022.
Além disso, a chefe da AMD Lisa Su fará uma apresentação na CES em 12 de janeiro de 2021. Podemos esperar ouvir sobre os chips móveis Ryzen 5000 baseados em Zen 3; bem como a linha de servidores Epyc “Milan” e possivelmente GPUs móveis baseadas em RDNA 2. Teremos que esperar para ver se o chip K12 será mencionado.
Por fim, considerando a história da AMD com o K12 Core, e o quão bem recebidos os M1 se mostraram, pode haver mais do que mera especulação.
Com a AMD diminuindo o domínio de CPUs da Intel, introduzir um chip baseado em Arm pode ser uma jogada inteligente.
Tech Spot

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.