Google lança melhorias para desenvolvedores Android TV

Google lança melhorias para desenvolvedores Android TVO mercado de smart TVs não para de crescer em todo o mundo, apesar da crise provocada pelo coronavírus.  Pensando neste mercado cada vez mais em expansão, o Google anunciou uma série de atualizações para desenvolvedores de aplicativos para Android TV. Este é o sistema operacional feito sob medida para smart TVs e dispositivos de streaming. A gigante da tecnologia também compartilhou novas estatísticas para destacar o crescimento da Android TV no mercado. Sendo assim, o Google lança melhorias para desenvolvedores Android TV.
A plataforma agora funciona com sete dos 10 principais OEMs de TV inteligente e mais de 160 operadoras de TV, disse o Google na segunda-feira. Existem cerca de 7.000 aplicativos para o Google Play na Android TV. Enquanto isso, há mais de 80 por cento de dispositivos ativos mensalmente com Android TV do que há um ano.
Os novos recursos do desenvolvedor estão focados em melhorar o envolvimento do usuário, além de tornar mais fácil adquirir e monetizar usuários.

Google lança melhorias para desenvolvedores Android TV

Para criar uma experiência do usuário mais envolvente, o Google está facilitando a digitação na TV com novos layouts e recursos do Gboard TV, o teclado do Google TV. Os novos recursos incluem voz para texto e digitação por voz.
Enquanto isso, para melhorar a experiência de jogo na TV, o novo modo automático de baixa latência permite desabilitar o pós-processamento na Android TV e minimizar a latência sempre que um aplicativo de jogo for mostrado em tela cheia.
Também há melhorias na biblioteca leanback projetada para simplificar a navegação do aplicativo.
Para ajudar os desenvolvedores a atrair mais usuários, a Android TV está lançando o Google Play Instant na TV. Assim, permite aos usuários experimentar um aplicativo instantaneamente, sem instalá-lo. Para facilitar as compras, os usuários do aplicativo Android TV logo poderão comprar conteúdo com um código PIN em vez de uma senha no Google Play.
Google lança melhorias para desenvolvedores Android TV

Por fim, o emulador do Android TV agora oferece suporte ao Google Play, para que os desenvolvedores possam testar assinaturas sem ter que depender de dispositivos reais.

Um pouco da história

Google lança melhorias para desenvolvedores Android TV
A Android TV foi lançada em 2014, um ano após o Google lançar seu dispositivo Chromecast. O Google entregou a plataforma Android TV aos usuários por meio de parcerias com fabricantes de smart TV como Sony e Hisense, fabricantes de dispositivos de streaming como Nvidia e Xiaomi, e com provedores de serviços de TV como AT&T.
Enquanto a Android TV está crescendo, a Roku passou a dominar o mercado de plataformas de streaming de TV, respondendo por mais de 30% de todas as vendas de dispositivos de TV conectada nos EUA, de acordo com dados de 2019. Amazon Fire TV é o maior concorrente da Roku.
Portanto, os usuários descobrem cada vez mais conteúdo e aplicativos que podem acessar por meio de TVs inteligentes. Assim, a Android TV pode desempenhar um papel crescente nas ambições do Google de construir um ecossistema de computação ambiental inteligente.
ZDNet

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)