Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceiros

Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceirosO Google diz que vai bloquear navegadores Chromium de terceiros de usar APIs privadas do Google depois de descobrir que eles estão integrando-os, embora devam ser usados apenas no Chrome.
Muitas das APIs do Google incluídas no código do Chromium são específicas para o Google Chrome e não se destinam a ser integradas e usadas pelos usuários de produtos derivados do Chromium.

Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceiros

Jochen Eisinger, diretor de engenharia do Google Chrome, explicou:
Durante uma auditoria recente, descobrimos que alguns navegadores de terceiros baseados no Chromium foram capazes de integrar recursos do Google, como sincronização do Chrome e Click to Call, que se destinam apenas ao uso do Google.
Isso significa que uma pequena fração de usuários pode entrar em sua Conta do Google e armazenar seus dados pessoais de sincronização do Chrome, como favoritos, não apenas com o Google Chrome, mas também com alguns navegadores de terceiros baseados no Chromium.
Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceirosO Google diz que vai bloquear navegadores Chromium de terceiros de usar APIs privadas do Google.
Eisinger não compartilhou os nomes dos navegadores que integraram o Chrome Sync sem autorização, mas revelou que a empresa limitará os navegadores Chromium de terceiros de acessar APIs Chrome privadas a partir de 15 de março de 2021.
Ao remover o acesso à sincronização do Chrome para outros navegadores, ele remove a capacidade de integrar a API de sincronização do Chrome para sincronizar os dados de seus usuários com todos os dispositivos em que estão conectados à conta do Google.
Quando a sincronização do Chrome está ativada, as informações sincronizadas incluem favoritos, senhas, histórico, guias abertas, configurações, preferências e, em alguns casos, até informações de pagamento.
Eisinger acrescentou:
A orientação para fornecedores de produtos de terceiros baseados no Chromium está disponível na wiki do Chromium.
Bleeping Computer

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.