GNU Octave 6.1.0 vem com vários aprimoramentos de recursos

GNU Octave 6.1.0 vem com vários aprimoramentos de recursosO GNU Octave, uma linguagem de alto nível, está com a versão 6.1.0 que vem com vários aprimoramentos de recursos. Ela é principalmente destinada a cálculos numéricos, a primeira versão do qual remonta a 1988. Além disso, fornece uma interface de linha de comando conveniente para resolver problemas lineares e não lineares numericamente. Da mesma forma, serve para realizar outros experimentos numéricos usando uma linguagem que é compatível principalmente com o MATLAB.

O Octave tem muitas ferramentas para resolver problemas comuns de álgebra linear digital, encontrar as raízes de equações não lineares, etc. Por outro lado, permite que você integre funções ordinárias, manipule polinômios e integre equações diferenciais ordinárias e diferenciais algébricas.

GNU Octave 6.1.0 vem com vários aprimoramentos de recursos

GNU Octave 6.1.0 vem com vários aprimoramentos de recursos

É facilmente extensível e personalizável por meio de funções definidas pelo usuário escritas na linguagem Octave ou por meio do uso de módulos carregados dinamicamente escritos em C ++, C, Fortran ou outras linguagens.

GNU Octave também é um software distribuído gratuitamente. Você pode redistribuí-lo ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License (GPL) publicada pela Free Software Foundation.

O que há de novo no GNU Octave 6.1.0

O Octave versão 6.1.0 agora está disponível e introduz muitas mudanças, incluindo desempenho aprimorado, rotulando certas funções e propriedades como obsoletas, removendo funções e propriedades obsoletas em versões anteriores e muito mais.
As funções “intersect”, “setdiff”, “setxor”, “union” e “unique” aceitam uma nova opção de classificação “estável” que retorna valores de saída na mesma ordem da entrada, em vez de ordem crescente
Os serviços da web REST complexos agora estão acessíveis usando as funções “webread” e “webwrite”, além da estrutura “weboptions”. Uma das principais características é o suporte de cookies para permitir a comunicação RESTful com o serviço web. Além disso, a função web agora pode abrir o navegador do sistema
A função linspace agora produz sequências simétricas quando os pontos finais são simétricos. Esta função é mais intuitiva e também compatível com as mudanças recentes no MATLAB R2019b
O algoritmo subjacente para a função “rand” sofreu alterações. Para saídas de precisão simples, houve configuração do algoritmo para produzir valores estritamente na faixa (0, 1). Anteriormente, você poderia ocasionalmente produzir o valor de endpoint correto de 1.

Outras mudanças

Além disso, a nova implementação usa um intervalo uniforme entre os valores de ponto flutuante no intervalo (0, 1) em vez de ter como alvo uma densidade uniforme (número de inteiros aleatórios/comprimento ao longo da linha do número real)
A integração digital foi aprimorada. A função “quadv” foi reescrita para ser capaz de calcular as integrais de funções periódicas. Ao mesmo tempo, o desempenho é melhor com aproximadamente 3,5 vezes menos avaliações de recursos necessárias.
Houve a correção de um bug em “quadgk” que fazia com que integrais de rota complexas com “Waypoints” fossem calculadas na direção oposta;
a opção “editar” da função de edição “editinplace” agora é “verdadeira” por padrão e a opção “iniciar” agora é o padrão para o array vazio.
Houve a adição de novos avisos sobre usos questionáveis do operador de intervalo “:” dois pontos. Cada operador possui um novo identificador de aviso para que haja desativação, se necessário.
O “regexp” e as funções afins agora manipulam e solicitam strings codificadas em UTF-8 corretamente.
Como com qualquer outra função que requer que as strings sejam codificadas na codificação Octave nativa, você pode usar “native2unicode” para converter de sua localidade preferida. Por exemplo, o símbolo de copyright em UTF-8 é native2unicode (169, “latin1”).

Das outras mudanças que se destacam:

O uso de Qt4 para gráficos e GUI está obsoleto no Octave versão 6 e nenhuma outra correção de bug será feita. O suporte Qt4 vai desaparecer completamenteno Octave versão 7.
A função “legenda” foi totalmente reescrita. Ele corrige uma série de erros históricos e também implementa novas propriedades como “AutoUpdate” e “NumColumns”.
Os gráficos primitivos agora aceitam um valor de propriedade de cor cujo valor é “nenhum”.
Adicionaram uma nova propriedade “FontSmoothing” aos objetos de eixo e texto que controla se o anti-aliasing funciona ao renderizar caracteres.
O padrão é ‘ligado’, que produz um texto mais suave e visualmente mais atraente
A propriedade de figura “windowscrollwheelfcn” agora está implementada. Isso é para fornecer uma função de retorno de chamada para execução quando os usuários manipularem a roda do mouse sobre uma determinada figura.

Para mais informações, acesse: https://www.gnu.org

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!