GNOME Power-Profiles-Daemon melhora sistema e controles de energia de Laptop

GNOME Power-Profiles-DaemonO GNOME Power Profiles Daemon (power-profiles-daemon) começou a tomar forma nas últimas semanas. O recurso vai permitir melhores controles sobre as preferências de energia do sistema com diferentes perfis. O desenvolvedor de longa data do GNOME, Bastien Nocera, trabalhou perfis de energia daemon para suportar o manuseio e expor via D-Bus. Os perfis de energia pretendidos neste ponto são “balanceados”, “economizadores de energia” e “desempenho”. No entanto, o perfil de desempenho, em última análise, só terá qualquer influência em sistemas com hardware capaz de ser configurado para ser otimizado.

Além desses 2 ou 3 modos (dependendo do sistema), “ações” podem ser conectadas para alterar o comportamento de um determinado dispositivo. Por exemplo, isso pode ser usado para desativar o carregamento rápido para alguns dispositivos USB quando no modo de economia de energia.
As configurações e o shell do GNOME incluem interfaces para selecionar o modo atual, mas também se espera que ajustem o comportamento da área de trabalho dependendo do modo, como desligar a tela após a inatividade de forma mais agressiva quando no modo de economia de energia.

O daemon definirá vários atributos como o estado de carregamento rápido do USB e outros ajustáveis de hardware, mas também para alterar algumas preferências de nível de desktop, como gerenciamento de energia de monitor durante a inatividade. O modo “equilibrado” é o padrão planejado. Este daemon é um pouco semelhante ao GameMode do Feral, mas se destina mais à conservação de energia e ajuste, em vez de simplesmente tentar obter o melhor desempenho para uma determinada tarefa, como jogos.

GNOME Power-Profiles-Daemon melhora sistema e controles de energia de Laptop

A maquete do GNOME em torno dos controles da interface do usuário do Centro de Controle para manuseio de energia.
Esta solução GNOME está sendo desenvolvida porque as soluções existentes, como o thermald, são focadas na Intel, não oferecem muita personalização ou têm outras limitações em torno da integração do desktop GNOME.
Aqueles que desejam verificar o trabalho do daemon em andamento podem fazê-lo por meio deste repositório Git.
O trabalho mais recente que está sendo explorado é nos ajustes de economia de energia / desempenho da AMDGPU.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!