GNOME 41 Release Candidate chega com muitas melhorias

Antes do lançamento oficial do GNOME 41 no final deste mês, o release candidate agora está disponível para facilitar mais testes. É uma excelente oportunidade para ver como está se comportando esta versão de um dos mais populares ambientes de desktop e que está presente por padrão em distribuições Linux importantes como o Ubuntu e o Fedora Workstation.

Os pacotes “41.rc” do candidato a lançamento do GNOME 41 estão agora disponíveis para teste e os desenvolvedores do GNOME também criaram um novo lançamento do “SO GNOME” usando esses pacotes de última geração para ajudar nos testes e para desenvolvedores que desejam portar extensões e outros trabalhos em torno do GNOME 41.

GNOME 41 Release Candidate chega com muitas melhorias

GNOME 41 Release Candidate chega com muitas melhorias

Algumas das mudanças introduzidas no candidato a lançamento do GNOME 41 incluem:

GNOME Web ou Epiphany agora perguntará ao usuário nas páginas que não respondem se devem ser eliminadas;O GDM corrigiu o fallback do servidor X.Org para a tela de login;GNOME Boxes agora usará VNC quando SPICE não estiver disponível;GNOME Music traz mais alguns refinamentos para sua nova IU e também faz algumas melhorias no manuseio assíncrono;O GNOME Settings Daemon agora ativará automaticamente o perfil de plataforma de economia de energia quando estiver com pouca bateria;O GNOME Settings Daemon agora também escurece a tela mais rápido por padrão para economizar energia;GNOME Shell otimiza a renderização do zoom em tela cheia;Uma ampla variedade de correções e outras melhorias para o GNOME Shell;GNOME Tour foi atualizado para GNOME 41;Mutter tem uma série de correções, incluindo correções de travamento. Plus Mutter traz melhor suporte de rotação automática e várias melhorias de baixo nível.

Links para download e mais detalhes sobre as mudanças do GNOME 41.rc você encontrará por meio do anúncio de lançamento. O GNOME 41.0 estável tem lançamento previsto para duas semanas em 22 de setembro.

O que diz o anúncio

O GNOME 41.rc já está disponível. Lembre-se de que este é o fim deste ciclo de desenvolvimento; aproveite o mais rápido que puder, o final o lançamento está agendado para esta semana! Os tempos de execução flatpak correspondentes foram publicados no Flathub.

Se você gostaria de direcionar a plataforma GNOME 41, você pode testar seu aplicativo contra o ramo 41beta do Flathub Beta repositório. Uma imagem do instalador (construída do zero usando o freedesktop-sdk 21.08 como um base) também está disponível para testar e portar extensões: https://os.gnome.org/download/41.rc/gnome_os_installer_41.rc.iso

Isso deve ser instalado em uma máquina virtual com suporte EFI (como a versão GNOME Boxes disponível no Flathub). Você também pode tente instalá-lo em bare metal, mas esteja avisado que o suporte de hardware é muito limitado (entre no canal # gnome-os em irc.gnome.org se estiver interessado). Lembramos que estamos com a string congelada, nenhuma alteração de string pode ser feita sem confirmação da equipe l10n (gnome-i18n @) e notificação para a equipe de lançamento e o Projeto de Documentação GNOME (gnome-doc-list @).

O congelamento de código rígido também está em vigor, nenhuma alteração no código-fonte pode ser feita sem a aprovação da equipe de lançamento. Tradução e documentação pode continuar. Se você deseja compilar GNOME 41.rc, você pode usar o oficial Instantâneo do projeto BuildStream. Graças ao build do BuildStream sandbox, ele deve ser construído de forma confiável para você, independentemente do dependências em seu sistema host: https://download.gnome.org/teams/releng/41.rc/gnome-41.rc.tar.xz

A lista de módulos atualizados e mudanças está disponível aqui: https://download.gnome.org/core/41/41.rc/NEWS

Os pacotes de origem estão disponíveis aqui: https://download.gnome.org/core/41/41.rc/sources/

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.