GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado

Não foi um dia de estreias e boas notícias para os fãs do ambiente de trabalho KDE Plasma, com a chegada da versão 5.22. Quem acaba de chegar é o GNOME 40.2 que foi lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado. Esta é, portanto, a segunda versão pontual da série 40 deste ambiente de trabalho bastante usado em distribuições Linux. Ele está, por padrão, no Fedora Workstation e no Ubuntu, por exemplo.

Embora não houvesse um lançamento oficial para o GNOME 40.1, a atualização do GNOME 40.2 agora está disponível para uma boa parte das distribuições GNU/Linux. Sendo assim, o novo GNOME 40.2 vem com muitas correções e melhorias para seus aplicativos favoritos, bem como melhorias gerais de desempenho.

Os destaques incluem:

interação de toque aprimorada de ações de grade de aplicativos;melhorias de screencastsing em escala fracionária;espaço de trabalho aprimorado no minimapa de Visão geral de atividades;autenticação de impressão digital aprimorada;suporte para fundos animados definidos por meio do portal de papel de parede;e melhor desempenho durante a transição Night Light em GPUs NVIDIA.

GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado

GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado

Ele também oferece suporte para o provedor de previsão do tempo met.no no GNOME Calendar;a capacidade da visualização de atributos SMART nos discos GNOME se expandir verticalmente;a capacidade do GNOME Settings Daemon de ler /dev/rfkill em kernels mais recentes e a capacidade de relatar a porcentagem real da bateria quando cheia.

O software GNOME recebeu bastante atenção durante este ciclo e agora vem com melhor suporte para aplicativos Flatpak, incluindo relatórios de erros aprimorados quando há pouco espaço em disco e ao aplicar alterações na linha de comando, download automático aprimorado de atualizações pendentes, consultas de pesquisa mais rápidas em mais de 40%, melhorou o contraste do carrossel dos aplicativos em destaque para o Steam e muitas correções de bugs, conforme detalhado no changelog.

Entre outras mudanças dignas de nota, a atualização GNOME 40.2 traz status de celular 5G e legibilidade Night Light para o tema do ícone Adwaita, correções para vazamentos de memória e corrupção no navegador Epiphany, bem como suporte para arquivos de quadrinhos RAR v5 e dois novos atalhos de shell em o visualizador de documentos Evince.

Outras alterações

Além disso, este lançamento pontual corrige um problema de 100% de CPU na tela de login do GDM (GNOME Display Manager), um problema de alto consumo de CPU no editor de texto Gedit quando uma pasta com conteúdo é excluída, um vazamento de memória no código de monitoramento de fuso horário em Calendário GNOME e muitas traduções atualizadas.

A atualização do GNOME 40.2 será lançada para as distribuições GNU/Linux mais populares, especialmente o lançamento contínuo, nos próximos dias e semanas. Portanto, certifique-se de manter suas instalações atualizadas o tempo todo para receber as mais novas mudanças de software.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 40 a atualizar o mais rápido possível.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.