GIMP completa 25 anos

GIMP completa 25 anosDepois do Gcompris e do Windows, mais um programa importante faz aniversário. Desta vez, o GIMP completa 25 anos. “Exatamente 25 anos atrás, Peter Mattis escreveu uma mensagem para vários grupos de notícias anunciando um novo editor de imagens chamado GIMP”.
Ao longo desse tempo, o GIMP ganhou até a mascote chamada Wilber, cujos traços acompanharam a evolução do programa. Neste link, os desenvolvedores enumeram as várias fases do GIMP, um programa que é o substituto perfeito para o Photoshop, é multiplataforma e largamente utilizado em todo o planeta. Enfim, um caso de sucesso no mundo open source e do software livre. No entanto, como veremos a seguir, eles rejeitam o nome de Photoshop grátis.

GIMP completa 25 anos. Veja o que dizem os desenvolvedores

GIMP 1.0 - Autor: Jens Lautenbacher

Criar GTK , um kit de ferramentas de interface de usuário próprio. Não esperava que ambientes de desktop inteiros, como GNOME e Xfce, se tornassem o resultado disso. GTK agora é um projeto independente usado por milhares de desenvolvedores.
Surpreendentemente, alguns desenvolvedores de Hollywood escreveram o início do que se tornou um novo mecanismo de processamento de imagem chamado GEGL , agora usado por mais alguns projetos de software também. Ainda mal arranhamos a superfície do que é possível com GEGL.GIMP 1.2 - Autor: Tuomas Kuosmanen

Ajudou a iniciar o Libre Graphics Meeting como uma versão estendida de nosso encontro anual em 2006. Fez muitos novos amigos todos os anos desde então.
Fizemos o nosso melhor para fornecer um fluxo de trabalho adequado aos usuários usando padrões de interface de usuário comuns. Isso nos deu alguns nomes questionáveis como ‘Photoshop para Linux’, ‘Photoshop grátis’ e ‘aquele software feio’. Ainda podemos concordar apenas com o último!
Tentei fazer muitas coisas ao mesmo tempo com poucos desenvolvedores ativos para fazer as coisas de forma realista em um prazo razoável. Fez muita gente pensar que o projeto morreu enquanto estávamos trabalhando como escravos. Então, introduzimos algum planejamento. Tem valido a pena até agora.GIMP 2.0 - Autor: Jakub Steiner
Recebemos ajuda de colaboradores mais dedicados do que esperávamos. Certamente podemos necessitar de mais ajuda ainda.
Conseguimos um projeto de animação chamado ZeMarmot para fazer um loop de feedback positivo envolvendo artistas e desenvolvedores.
Todos os dias, estamos um passo mais perto de concluir o trabalho enfadonho, mas extremamente importante, de refatorar o GIMP para abrir caminho para grandes coisas novas. Coisas que pretendemos fazer há muito tempo. Coisas que os usuários esperam há mais tempo.

O que esperar?

GIMP 2.4 - Autor: Paul Davey
No encerramento da mensagem, a equipe diz que trabalha incansavelmente. Ao mesmo tempo, planeja novos recursos. Porém, para esta data em especial, nada ficou pronto. Então, é hora de comemorar.
GIMP 2.2 - Autor: Bill Luhtala
O mundo é definitivamente um lugar diferente 25 anos depois. Mais alto, mais barulhento, mais exigente. Definitivamente menos seguro. Mas também cheio de calor e humanidade. Nós vimos ondas disso subindo e descendo as costas rochosas do GIMP .
Não temos realmente nenhuma grande notícia para você comemorar o aniversário. Me desculpe por isso. Continuamos trabalhando como escravos – de uma forma mais inteligente hoje em dia, espero. Mas pode haver bolo.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!