GIMP 2.10.22 lançado com melhorias importantes no formato de arquivo

GIMP 2.10.22 lançado com melhorias importantes no formato de arquivoUma nova versão do GIMP está disponível para download. O GIMP 2.10.22 é descrito como um “lançamento de correção de bug”. No entanto, inclui uma série de novidades importantes, como o suporte para abrir e salvar arquivos de imagem AVIF.
O que é AVIF? É uma variação do formato HEIF usando compressão AV1. Ele está sendo trabalhado como o próximo grande formato de imagem da web. Assim,  o GIMP 2.10.22 suporta abrir e salvar imagens a partir dele.
As melhorias no formato de arquivo também não param por aí.

GIMP 2.10.22 lançado com melhorias importantes no formato de arquivo

GIMP 2.10.22 lançado com melhorias importantes no formato de arquivo
O GIMP 2.10.11 também oferece melhor suporte para o formato de arquivo.psp(usado pelo Paint Shop Pro), incluindo camadas raster de versões recentes; Imagens inteiras, em tons de cinza e indexadas de 16 bits; e conversão de mods de mesclagem PSP para modos de camada GIMP.
Os usuários também podem (opcionalmente) exportar arquivos.tiff de várias camadas; .bmpas exportações agora sempre incluem máscaras de cores (quando aplicável); há uma melhor detecção de .jpge .webpformatos de imagem; e a capacidade de importar e abrir arquivos.ddscom sinalizadores de cabeçalho inválidos.

GIMP 2.10.22 lançado com melhorias importantes no formato de arquivo. Veja outras mudanças:

Melhor suporte HEIC e AVIF;
Exportação TIFF multicamada aprimorada;
Melhor tratamento dos metadados Exif de “Orientação”;
Nova opção “Amostra mesclada” na ferramenta de operação GEGL;
Motor de fosqueamento alternado para a   ferramenta de seleção de primeiro plano;
Registros de desempenho progressivos e atualizações do painel;
Suporte a plug-ins na versão oficial do Flatpak.

O GIMP é um software de código aberto gratuito disponível para Windows, macOS e Linux. Você pode (como sempre) baixar a versão mais recente do site oficial do GIMP:
Abra a página de downloads do GIMP
Os usuários do Linux (incluindo aqueles no Ubuntu) podem instalar o GIMP mais recente do Flathub. Esta é a forma oficialmente recomendada do projeto para obter a versão mais recente do aplicativo na maioria das distros.
GIMP no Flathub
Se você é fã de métodos mais tradicionais de instalação de aplicativos (ou seja, apt), há um PPA não oficial do PandaJim. Seu PPA empacota a versão estável mais recente do GIMP para uso no Ubuntu 18.04 LTS e superior.

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/gimp
Finalmente, há um pacote Snap não oficial também que não recebeu atualização imediata.

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.